Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CURIOSIDADES HISTÓRICAS DE PORTO DOS GAÚCHOS.


Você sabia, que em meados do ano de 1986, um grupo de pessoas de Porto dos Gaúchos, preocupados com as proximidades das eleições daquele ano, que iriam ser escolhidos os Senadores e Deputados constituintes, elaboraram um informativo chamado “Scoolacho”, cujo objetivo primordial era tentar explicar para o eleitor o que seria poder constituinte.
O informativo, ou jornaleco, era feito de forma artesanal, em uma folha de papel “sufite”, onde eram datilografados as matérias, sendo que as letras maiores, geralmente eram recortadas de revistas e jornais velhos com o objetivo de incrementar as edições. Havia também algumas caricaturas e desenhos feitos pelos próprios editores com o propósito de enriquecer ainda mais as edições.
Não havia impressão, a reprodução era feita por intermédio de uma matriz que era fotocopiada e posteriormente distribuída para os leitores. Reportava alguns acontecimentos locais, principalmente os jogos de futsal (muito disputado) que eram jogados no antigo ginásio de esporte pertencente à comunidade católica. Vejam em seguida a imagem digitalizada do informativo nº 01 (três folhas) que data de setembro de 1986.


 


Na última folha nota a propaganda de um dos patrocinadores “Lanches Halley”, que referia o seu ambiente como de “moagem” e o atendimento até que a luz apagar, fazendo menção do horário de funcionamento dos motores geradores que forneciam energia a população portogauchense, que mais vivia estragado do que funcionando. Era sofrido, porém divertido.
Posteriormente estarei adicionando, alguns exemplares deste bolentim que no passado circulou em nossa velha e maltratada Porto dos Gaúchos, com o intuito de mostrar para os mais jovens como eram as coisas sem os "blogs" e "sites" desta maravilhosa era digital.


Um comentário:

  1. Bom dia Nilton Flávio!

    Tomei a liberdade em copiar este seu texto sobre O SCOOLACHO, para colocá-lo em um vídeo que, montei e postei no youtube, onde mostros várias charges, propagandas e textos da época, allé de uma recente entrevista do amigo ADEMAR ADAMS cedida à TV PORTO nas vesperas do Baile Anos 80.

    Tal atitude foi realizada, apenas pelo motivo de ser você, também, um dos participantes na elaboraçao do jornal à época!

    Assim sendo, nada mais justo do que colocar a história contada por você.

    No Baile Anos 80, foi passado em um datashow além deste vídeo, outros mais, com cerca de 1500 fotos da época, dentre elas, algumas suas aparecendo em um time de futebol e outras que você postou neste seu Blog.

    Tenho uma cópia do vídeo FOTO montagem de PORTO DOS GAUCHOS - ANOS 80, para entregar-lhe pessoalmente, como singela lembrança da época.

    VEJA O VÍDEO DO SCOOLACHO - JORNAL DO PORTO neste link do YouTube:

    http://www.youtube.com/watch?v=L1O5QPCgOQ4&feature=relmfu



    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.