Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

POR UM ESTADO LAICO.
Li recentemente sobre o movimento que pretende a retirada de símbolos religiosos das áreas públicas, sob a argumentação de que o Estado é laico.
Eu particularmente apoio a idéia da retirada de tais símbolos de todas repartições públicas, pois na minha opinião, e em tese, não existe em nosso pais uma religião oficial.
O Brasil não é totalmente Cristão. Regidos pela nossa Lei Maior, existem Judeus, Mulçumanos, Budistas e etc... Daí em perguntar o porque dos símbolos religiosos nas repartições públicas?! Não somente dos símbolos Cristãos cujas religiões são inúmeras doutrinas. Falaremos como exemplo presente de apenas duas delas, Católica e Evangélicas. A primeira é conhecida pelo culto aos “Santos”ou “Santas” e pelo peculiar adorno do altar com imagens sacras. Já os Evangélicos não aceitam o culto aos “Santos” nem muito menos o adorno de seus altares com imagens sacras.
Agora chega-se a um órgão público, onde frequentemente adentram Cristãos Católicos e Evangélicos, Judeus, Mulçumanos e Budistas, e deparam com uma imagem da “Senhora da Aparecida”, que para Católicos é a Padroeira do País, já para evangélicos sem nenhuma significância no contesto religioso, para um Judeu ou um Mulçumano então nem pensar. Daí afirmar que o Estado deve ser laico, e símbolos religiosos, em minha opinião devem se retirados dos locais públicos de âmbito administrativo.
Até no âmbito empresarial, não é aconselhável que o empresário de denominação em seu comércio com nomes religiosos. Tenho visto muito por aí, como supermercados, lojas ou outro comércio qualquer que leva o nome de um “Santo” ou “Santa” Católico. Mas a pessoa que se instala no mundo comercial deve entender que seu objetivo primordial é vender e ganhar dinheiro.
Ao dar o nome de seu estabelecimento comercial uma conotação religiosa, poderá estar afastando dele pessoas que não professe a mesma fé, e isto, comercialmente falando não é bom. A não ser que este estabelecimento venda produtos para uma determinada religião. Caso contrário entendo eu, que não seria aconselhável.
Daí da importância de se extrair definitivamente dos órgãos e repartições públicas os símbolos religiosos seja eles quais forem.
Nilton Flávio Ribeiro (niltonflavioribeiro.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.