Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

A chave da polemica.



Quem me segue neste blog, sabe muito bem que sempre denfendi a laicidade do Estado, em todos seus âmbitos. (vejam matérias postadas em 26/08/2008 e 10/12/2009). Pois bem, tenho ouvido um burburinho por aí, de que em uma cerimônia reservada somente com a participação de Pastores Evangélicos, nossa Alcaide entregou uma simbólica “chave” da cidade para Cristo, fato este que causou certa revolta entre a Comunidade Católica, que se sentiu excluída da mencionada cerimônia.
Dizem que o imbróglio foi objeto de fervorosos debates no parlatório local, berço dos “lídimos representantes do nosso povo”. (Está no site Oficial) Daí eu sempre afirmar e reafirmar que o Estado (neste caso específico o Município) tem que ser laico, para que não causem aos administrados o desconforto que estão desnecessariamente passando.
Isso! Isso! Isso!!!...
Imaginem só, se nesta pequena e sofrida urbe, tivessem uma Mesquita Mulçumana, ou também, um Templo Budista, como seria?!! Os Árabes iriam querer a “Chave” para Maomé, os Budistas para Buda, seria uma discussão sem fim, de quem realmente mereceria a dita “Chave”, discussão esta, que no entender de um defensor da laicidade como eu é completamente desnecessária, inócua e somente acrescenta divisão fomentando a intolerância religiosa,  o que foge por completo dos princípios Constitucionais e administrativos objetivado pelo Estado.
Respeito às convicções religiosas de cada um, sei da importância da Igreja para a população, porém é importante salientar que perante a administração Pública, não deve tais convicções prevalecer, pois o interesse público sobrepuja sobre o particular, este é o mais coerente princípio administrativo. Entendimentos doutrinários religiosos tem sido ponto de discórdia entre a humanidade desde os primórdios da história escrita.
Olhem o que está acontecendo atualmente nos países Árabes, e comprovem, leiam o que Hitler fez aos Judeus. Vejam o que ocorrera no passado com a inquisição e com cruzadas medievais. Daí em afirmar sempre, que o Estado deve ser laico e soberano, e assim, certamente se evitará grandes transtornos e desentendimento entre as Religiões.
Quanto à administração pública, causadora deste absurdo e desnecessário desconforto, eu realmente espero que esta entregue ao merecido povo deste Município a chave do desenvolvimento sócio econômico, da prosperidade a muito reivindicado. Que esta chave abra os cadeados dos grilhões do subdesenvolvimento que estamos predestinados, trazendo para cá investidores que ajude resgatar a população que em mudança partiram para outros cantos, desacorçoadas com a falta de perspectivas e principalmente pela falta de empregos que também foram prometidos em palanque, o resto, é simplesmente hipocrisia.

11 comentários:

  1. Ow Doto, vou comentar aqui que sei que o srº vai aceitar meu comentario, pois comentei umas 5 vezes no tal do OFICIOSO la e ele não aceita meus comentarios, axo que foi pq eu disse que ele vai morrer de velho e burro e não aprender a ser um jornalista, o OFICIOSO é tão troxa que quer bater de frente com a radio tucunare, é muita burriçe né não.
    Doto mais cá entre nois, esse Bé é o cara né não. o unico Vereador MAXO que vi que tem coragem de dizer que a prefeita da MUDANÇA JÁ é incopetente. esse Bé sim mereçe uma medalha de Honra e de cidadão porto gauchense.
    Doa a quem doer a verdade tem que ser dita, não omitida nem destorcida igual faz o OFICIOSO.
    ''Muita coisa errada tem ai mesmo, e se la estavam todas as lideranças religiosas pq não convidaram o padre? ele não é uma liderança religiosa da cidade? alias lider da maior e com um numero de fies muito superior a todas outras juntas?
    Mas é pra rir mesmo né rsrsrs, a prefeitona arojada tem que rezar mesmo pois as coisas pro lado dela ta feia em.
    Podiamos fazer uma comunidade no Orkut; O Bé é o cara. que que vcs axam? kkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a prefeita tomou a decisão correta neste ato polêmico. Só JESUS pra da um jeito nesta cidade, porque competencia politica e administrativa ela prova que não a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. *CONVITE ESPECIAL!!!
    Em um bate papo com os amigos decidimos o seguinte, já mandamos um marcineiro da cidade fazer um caninhãozinho de madeira Baú, escrito nas laterais MUDANÇA JÁ, vamos nos reunir todos sexta-feira a tarde a partir das 15:00 horas e iremos la na prefeitura entregar-lo para nossa prefeita.
    Fica aqui nosso convite para todos cidadão porto gauchense que deseja participar da entrega do caminhão da MUDANÇA JÁ, pode ir quem interesar(Homens , Mulheres, Crianças, Jovens, Catolicos, Evangelicos, Crentes, Vereadores etc.)
    Só lembrando a entrega do Caminhão da MUDANÇA JÁ ,será um ato simbólico tambem. Vereadores compareçam.
    (Obs;não adinata andar pelas marcenarias da cidade para saber quem esta fazendo o caminhãozinho da MUDANÇA JÁ, pois isso é segredo em.)
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. CONFORME ESTA NA CONSTITUIÇÃO.... ISSO SÓ TEM UM NOME POLITICAGEM... OLHA O ARTIGO 19 DA CONSTITUIÇÃO

    I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

    SEM CONTAR Q OS PÉS DA ALCAIDE FOI BEIJADO POR UM CIDADÃO...

    ResponderExcluir
  5. Acho que você este enganado quando disse beijar os pés ele estava escovando as unhas dela com a barba segundo um deputado municipal que eu não digo o nome dele nem sobre tortura e por causa dos votos feito que este ato acontecesse (mas deixar de beijar os pés da loira na para beijar os pés da alcaide ai já e demais isso que ele quer ser o próximo alcaide em kakakakakakakakakak

    ResponderExcluir
  6. Catolico lava os pé, agora crente beuja pé. duro é aguentá o chulé. rsssssss Por iso sou ateu.

    ResponderExcluir
  7. Vamos por partes:

    O problema não foi à entrega da chave a Jesus através deste ou daquele religioso, e sim a forma como a situação toda aconteceu.

    Não é questão de orgulho ferido, e sim de falta de união e respeito por parte de quem organizou a entrega, se é para fazer faça bem feito, convide realmente todas as lideranças religiosas, afinal de contas, o evento não foi realizado em local particular, e sim dentro do gabinete da prefeitura, cuidado esse que se não partiu dos organizadores deveria ter sido manifestado pela Autoridade máxima no local, a Prefeita, ou seus assessores.

    Segundo noticiado no site “Porto Noticias”:

    “Após a prefeita fazer a entrega simbólica da chave, vários dos pregadores presentes oraram em favor do desenvolvimento do município e para que se quebre toda soberba e orgulho do povo da cidade.”

    Que rezem pelo desenvolvimento da cidade meus parabéns, mas depois;
    é para quebrar a soberba e orgulho do povo? De qual povo? Os que organizaram o evento e discriminaram parte de uma população, quando deixaram os representantes destas de fora do Ato? Quem será que foi o soberbo e orgulhoso? Quem se intitulou melhor do que os outros? É neste momento que se fere o principio da constituição que muitos citaram em vários blogs e matérias.

    É ai que a prefeita e toda sua assessoria deveriam garantir o cumprimento da constituição, pois também é para isso que ela foi eleita.

    Citando site “Porto Noticias”.

    "Os 8 vereadores de Porto dos Gaúchos repudiaram a atitude da prefeita em entregar a chave da cidade a Jesus. Entrega se chave da cidade no Brasil a reis momos, símbolo de carnaval, a pessoas importantes, mas a Jesus não pode????

    Pelo menos é o que os 8 vereadores de Porto dos Gaúchos (menos o vereador Maricone que não estava presente na sessão) pensam.

    Nossos vereadores precisam orar ou que orem por eles."

    Pode, pode entregar sim, mas faz tudo corretamente, porque senão em vez de ser um ato de louvor e união para cidade fica dividindo ainda mais.
    Em relação ao repudio, pelo que entendi, de toda confusão, foi exatamente o que o vereador Helio comentou no próprio site “Porto Noticias”:

    “Sou Evangélico Luterano no Brasil, e por isso podem ter a Certeza que esta moção não tem nada contra nós evangélicos, e sim a sua incontitucionalidade tanto da Constituição Federal quanto a lei Organica Municipal onde deixa Claro que e proibido o poder público se envolver com qualquer que seja o seguimento Religioso, pois o Brasil e um pais livre onde prevalece o livre direito de escolha, evitando assim confrontos ideologicos, e isso que defendemos, um abraço a todos os Seguimentos Religioso de nosso municipio, os quais respeito e valorizo a todos.”

    Em relação a quem deve orar por quem, acredito que todos deveram orar pelo bem de todos, cada um a sua forma, a sua maneira, principalmente respeitando o seu próximo.

    É isso, virou informação desencontrada de novo, e o filho é de quem? De todos e de ninguém ao mesmo tempo, se o povo aplaudiu é meu, se o povo não gostou não tem pai e nem mãe.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por esse último comentário, vc foi muito verdadeiro e objetivo no que escreveu...

    ResponderExcluir
  9. Se o cidadão ai de cima concorda realmente com a constituição, porque não se manifestou contra o antigo prefeito, quando em uma cerimônia RELIGIOSA, entregou a chave da cidade a Senhora dos navegantes. Essa santa é exclusividade da igreja católica, sendo apenas essa favorecida, Jesus Cristo é de todos,então o ato favorece tanto catolicos quanto evangélicos, sem excessão. Ou será que a igreja católica não aceita Jesus????? Melhor do que criticar o ato que a prefeita fez com uma boa intenção, é apoiar ela e ajuda-la a abençoar nossa cidade!! Esse blog foi feito para podermos expor nossa opinião... então, aqui está a minha... será que vc terá coragem de publicá-la? E os outros, que se informem bem das noticias antes de criticar.

    ResponderExcluir
  10. Se o cidadão ai de cima concorda realmente com a constituição, porque não se manifestou contra o antigo prefeito, quando em uma cerimônia RELIGIOSA, entregou a chave da cidade a Senhora dos navegantes. Essa santa é exclusividade da igreja católica, sendo apenas essa favorecida, Jesus Cristo é de todos,então o ato favorece tanto catolicos quanto evangélicos, sem excessão. Ou será que a igreja católica não aceita Jesus????? Melhor do que criticar o ato que a prefeita fez com uma boa intenção, é apoiar ela e ajuda-la a abençoar nossa cidade!! Esse blog foi feito para podermos expor nossa opinião... então, aqui está a minha... E os outros, que se informem bem das noticias antes de criticar.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.