Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2012

O tempo urge.



       Para quem  nestes últimos anos esteve no olho do furacão político em Porto dos Gaúchos, que até se atreveu em contar algumas passagens destes momentos intitulada “história política vivida”, posso afirmar que realmente nosso Município passa por uma estranha,  enfadonha e rara situação política como muitas vezes foi denunciado neste “blog”.
Vou falar de um que considero uma das maiores liderança política do Vale do Arinos, talvez deste imenso Mato Grosso, o Deputado José Riva, que tive oportunidade de acompanhar sua trajetória de poder pela mídia e em alguns isolados momentos, até mesmo pessoalmente quando então visitava seu reduto em Porto dos Gaúchos e região.
Confesso que sempre tive nele como uma das grandes e respeitável figura do meio político mato-grossense, apesar de alguns momentos ter discordado de suas decisões em rumos tomados em campanhas pretéritas.
Pois bem, não há dúvidas que o raio de ação política de Riva tem se estreitado com passar dos anos, que no meio que vive é natural, ganha-se em certas ocasiões e se perde em outras.
Sua hegemonia no Vale do Arinos se estreitou nas últimas eleições com o aparecimento da Luciane Bezerra, esposa de um dos seus maior desafeto político da cidade outrora conhecida como a “princesinha do arinos”. Luciane para todos foi uma grande surpresa, apareceu do nada, desconhecida e de repente foi eleita Deputada pelo Vale do Arinos.
Daí em afirmar, que o reduto hegemônico do Riva, começou a fragmentar-se com o passar dos anos, e a tendência é ver que esta fragmentação de poder prossiga-se aumentando, principalmente no Vale do Arinos.
Como cheguei a esta óbvia conclusão, é pelo simples fato de ver o seu grupo político aos poucos se esfacelando, talvez decepcionados pelas decisões erradas em que Riva tenha tomado em um âmbito maior de poder.
Um destes erros foi o apoio irrestrito ao Governador Silval, que vindo em campanha no Vale do Arinos prometera a pavimentação asfáltica da MT 338 (Baiana) que até agora somente ficou em mais uma promessa não cumprida.
Em Porto dos Gaúchos e onde mais se vê uma acentuada fragmentação da hegemonia do Riva, hegemonia esta que chegou ao seu ápice, ainda quando José Castilho  “desgovernava” o Paço Municipal. Foi nesta ocasião que Riva visitando Porto dos Gaúchos como Deputado, fora recebido por uma considerável manifestação política, onde as mulheres portogauchenses tomaram as ruas em passeata gritando palavras de ordem contra o descaso que o município havia sido relegado.
Naquele momento Riva recebera todas elas em reunião na AABB, e comprometera-se em resolver os problemas que então afligiam a população, somando em seu rol de apoio grande parcela dos eleitores portogauchenses.
A fragmentação da hegemonia de Riva em Porto dos Gaúchos, começou nas eleições passadas, quando apareceu em disputa uma candidata até então como já dito, desconhecida do eleitor local Luciana Bezerra, que aos poucos foi se apoderando dos votos dos  descontentes e desiludidos com os rumos que o grupo de Riva insistia a prosseguir.
Agora já nas vésperas da eleição municipal, vê que o grupo do Riva nesta cidade está completamente  perdido, esfacelado e que sem sombras de dúvidas irá colaborar ainda mais pela diminuição de sua hegemonia. Esta situação agrava-se ainda mais, devido à relutância de Revelino em querer ser o candidato do grupo, o que tem fortalecido os opositores do Riva e consequentemente aumento o raio de ação da Deputada Luciane Bezerra.
Tudo bem que um dos prováveis candidatos de oposição (o Baixinho) à Carmem tenham prometido que irá juntar em seu palanque de apoio ambas correntes, ou seja, José Riva e Luciane Bezerra, que em minha opinião acho pouco provável que aconteça.
Com toda esta situação, não há dúvidas que o grupo que mais aumentará o seu raio de ação política em Porto dos Gaúchos, é o grupo de Luciane Bezerra, pois já declarara apoio à reeleição de Carmem Duarte.
A única forma de Riva reverter esta situação em Porto dos Gaúchos é convencer Revelino a aceitar o encargo e ser o candidato do grupo, e isto a cada dia que passa está ficando mais difícil.
Enquanto isto não acontece o grupo vai aos poucos se esfacelando, contribuindo  ainda mais pela fragmentação da hegemonia Riva, e dando fermento ao crescimento do novo domínio, a dos  Bezerras, e consequentemente transformando a política local em um imenso “balaio de gatos”.
Enquanto isto  nas adjacências, corredores e cantos escuros do Castelo, Javengar o terrível bruxo de risada estridente soltando sua terrível e triunfal gargalhada que ecoa pelos quatros cantos do pequeno reino encantado, conduz de forma segura sua negra carruagem pelas ruelas estreitas do vilarejo. Por enquanto o seu poder não está ameaçado.
 O tempo urge e promete!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.