Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Existe sabedoria nos ditames popular.

   Os ditados ditos populares são muitos empregados em nossa linguagem cotidiana.  Alguns dias atrás quando fui visitar meus familiares em São Paulo, ao conversar com uma sobrinha minha formada em Jornalismo, falamos da sabedoria nos ditados populares que frequentemente ouvimos no dia a dia da gente.
   Ao lembrarmo-nos de um, repetíamos e logo tentávamos interpretar e entender seu significado e o momento certo de emprega-lo. E assim íamos nos divertindo com a conversa, enquanto ela conduzia seu veículo entre o trânsito frenético e congestionado do grande “ABC”.
   De volta à pequenez de minha cidadezinha, encrustada às margens direita dos Rio Arinos, conduzindo meu veículo por sua ruas quase deserta, lembrei-me que este ano haverá eleições, para escolha daquele ou daquela que irá comandar o município pelos quatros anos vindouros. Lembrei-me de como esta cidade outrora já fora agitada politicamente.
   Os poucos partidos políticos hoje existente e organizados no município não tem o perfil de luta ou de reivindicação. Foram criados com o propósito de atender os interesses dos figurões da corte governamental da capital, e nunca dos interesses municipais.
   Infelizmente a classe política local está envelhecendo, e os novos não se interessam muito pelos assuntos políticos cotidianos. A atual composição política do legislativo á apática aos problemas do município, pelo menos é isto que deixam transparecer. Não se vê nenhum movimento político com escopo de buscar melhoras para o município, como brigar pela infraestrutura, por educação pública de qualidade etc...
   Os políticos locais somente buscam uma forma de se eternizar no poder, mantendo seus cargos e a remuneração oriunda do erário público.
   Na esfera estadual, é do mesmo jeito. A presença do Estado é somente através da Secretária Fazendária, em sua frenética gana de arrecadar cada vez mais. E o retorno desses impostos  sempre é inócuo. Não se vê nenhum Deputado Estadual se pronunciando quanto à carga e a confusa legislação tributária que nos são impingidas.
   Retornando ao nosso município, para demonstrar a irritante apatia dos políticos locais, sejam eles da oposição como da situação, uso um ditame popular “estão mais perdido do que cego em tiroteio”. A oposição parlamentar “Estão matando cachorro a grito”, enclausurado dentro de uma grande insignificância.
   Não é somente eu que enxergo isto, muitos outros falam, mas não tem coragem de vir a público, não por covardia, mas para não se incomodarem com as picuinhas locais.
   Por falar em picuinhas, e o nosso candidato derrotado nas últimas eleições, que está tendo de ir trabalhar em Juara, em consequência das perseguições políticas arquitetadas pelo paço municipal contra sua pessoa.
   O mais estranho de tudo isto, que ele sendo um funcionário cedido pelo Estado não acrescentava despesas com pessoal para o município, porém os espertos e inteligentes políticos locais abriram mão desta gentiliza alegando que o quadro estaria completo, e quem está lucrando com isso é o vizinho Município de Juara. Pode?!!
   Voltamos aos nossos ditames popular para dizer “quem com ferro fere, com ferro será ferido”. “Quem gospe para o alto acerta na própria cara”, “nada melhor do que um dia atrás do outro”. E para eu que gosto de dar pitacos em tudo, “quem fala o que quer escuta o que não quer”. Rssss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.