Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Manezinho e a sucuri.



    Manezinho Preto e eu costumávamos pescar no Rio Arinos ou no Mestre Falcão nos finais de tarde quando as coisas estavam meia parada.

    Ele tinha uma pequena loja de roupas, próximo ao Banco do Brasil, e vez e outra, quando passava por ali ele me parava e convidava para uma pescaria no final de tarde.

    Certa ocasião, atendendo um dos seus convites, dirigi-me ao açougue e comprei um coração de boi para usar seus pedaços como isca, já que tanto ele como eu, não queríamos estressarmos em cavar minhocas.

    Pegamos uma pequena canoa de madeira, que eu havia comprado de outro amigo, e remamos até o começo de uma das ilhas existentes frente a Porto dos Gaúchos, bem onde esta possui um pequeno braço cortando uma de suas pontas. Pois ali segundo meu amigo havia um remanso bom de peixe.

    Amarramos a canoa em um arbusto,  para logo  em seguida Manezinho se alojar na proa do barco em lançarmos nossos anzóis  na água.

    O tempo ia passando, e as linhadas continuavam imóveis, vez ou outra dava uma vibradinha proveniente do mordiscar de pequenos peixes ou por força da própria correnteza.

    O desconforto da pequena embarcação já nos estava incomodando, e o sol da tarde sucumbia de vez por detrás das matas ciliares, dando lugar ao escuro de uma noite sem luar, porém tingidas por estrelas cintilantes, cuja luminosidade refletia nas águas límpidas e escuras do Rio Arinos.

    De repente Manezinho Preto em um sobressalto levantou da proa, onde estava sentado e aos berros correu em direção à popa onde me encontrava, gritando que havia ao lado do barco chegando de mansinho uma grande cabeça que este acreditava ser de uma imensa sucuri.

    O pequeno barco empinou com o peso de ambos pescadores e por pouco na engoliu água emborcando nas águas escuras do rio, agora habitada por uma enorme cobra segundo gritava freneticamente Manezinho.

    Fiquei assustado com a situação, pois além do risco da canoa virar, havia o risco de virarmos comida de sucuri. Foi quando gritei para o Manezinho, que ficasse calmo, ou realmente teríamos que voltar ao Porto a nado, o que  sinceramente não seria nada fácil.

    Alcancei minha lanterna que estava em uma sacola improvisada como maleta de pesca, para iluminar a sucuri, pelo menos para tentar dar-lhe uma remada entre os olhos, já que não tínhamos levado nenhuma arma se quer, não com a intenção de mata-la, mas pelo menos com o propósito de afugentá-la.

    Somente após ter conseguido iluminar o vulto assustador que devagar se aproximada da proa do barco, de onde Manezinho aos berros havia corrido, pude visualizar o que seria.

    A enorme cabeça de cobra que se aproximava lentamente do barco, nada mais era do que plástico onde estava envolto o coração de boi que utilizávamos como isca. Manezinho pouco antes o havia deixado cair acidentalmente sobre as águas.

    O plástico estava boiando sobre o rio e o remanso das águas fazia que ele permanecesse próximo a embarcação e quando Manezinho olhou para trás viu aquele vulto que lentamente se aproximava da embarcação confundindo-o como se fosse à cabeça de uma grande e sorrateira sucuri.

    Passado o susto, remamos de volta ao Porto, onde hoje é a lanchonete flutuante. E até os dias atuais, quando me lembro do Manezinho aos berros gritando que havia uma sucuri querendo o devorar, acabo rindo sozinho da hilariante cena, onde um saquinho plástico deu um grande susto em dois marmanjos pescadores de ocasião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.