Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ofensa visual.



         A muito tempo passado, usei de um veículo de “informação”, local, precisamente de um “site”, para manifestar minha indignação em como alguns empresários portogauchenses estavam tratando mau a cidade.
        Referia-me ao abandono de algumas instalações industriais pelos seus proprietários que somente contribuía para o empobrecimento visual e estético de Porto dos Gaúchos. Lembro também, que na época fora cobrado inclusive da Brasil Telecon (hoje Oi) sobre a limpeza do local onde encontra-se localizado suas instalações.
         Passados todos estes anos, a coisa mudou um pouco, porém quando se entra na cidade, a situação é assustadora. Logo depara-se com um prédio, feito sem nenhum requisito estético completamente abandonado, próximo ao Forum na esquina de cima. A propriedade fora beneficiada pela pavimentação asfáltica (aquela ainda inconclusa), promovida pela Municipalidade em convênio com um órgão governamental, e ainda assim continua abandonada sem que seus proprietários pelo menos se lancem a limpeza ou demolição das instalações em abandono.
          Próximo dali, depara-se com o que outrora era um Posto de Combustível (o antigo Posto do Jair como era  conhecido), com parte da cobertura pendida em direção ao solo, completamente abandonado pelos seus proprietários.
     Ambas as propriedades abandonadas pelos seus donos, encontram-se ofendendo a estética da nossa sofrida urbe, uma vez que se localizam logo na chegada do núcleo urbano do município. Haveria outras em abandono que deveriam ser objetos de fiscalização.
         Sim!!! Fiscalização!!! A final de contas cabe à administração local, no interesse da comunidade, bem como dos munícipes em geral, zelar para que seja assegurada, permanentemente, a defesa paisagística e estética da cidade. (Art.162 da Lei nº 020/2002 – Código de Postura Municipal).
        A omissão administrativa quanto aos edifícios abandonados e em ruínas não deve prosseguir atendendo interesses de familiares ou de apaniguados políticos, sob pena de se contribuir ainda mais com o descrédito do provável investidor que aqui chega em visita.
        Uma cidade não somente se constrói com discurso ineficaz e por propaganda institucional em veículos de comunicação oficioso, com intenção de manter o eleitor incauto  em erro, mas sim, como medidas administrativas eficazes.
    Lembro que na gestão anterior, (aquela que os atuais detentores do poder volta e meia, insistem em atacar com suas críticas e maledicências), foi dado início no cumprimento do que se exigia o Código de Postura, Houve uma tremenda reação contrária daqueles acostumados a edificar “galinheiros”  e chamar de lanchonete.  
       Muitos empresários locais responsáveis e cumpridores da legislação se adequaram as exigências e até aplaudiram outros desafiaram a lei e depois fecharam suas portas abandonando o município, pois nunca tiveram compromisso com o desenvolvimento local.
        Agora novamente, alguns proprietários descompromissados com o desenvolvimento da cidade, voltam à velha e odiosa prática de abandono sem que a administração local tome qualquer providência.
   Chega de cinismo e de discurso ineficaz e propaganda enganosa, está na hora de tomarem as devidas providencias. Estou de olho!!!
                       

                       
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.