Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Divagando.

Estava eu a conversar com um amigo meu dissidente desse nosso insignificante modo de vida portenho, e ele me falara que ao procurar o caminhão baú de um morador local para o transporte dos seus apetrechos descobrira que as mudanças são tantas que precisou agendar a sua.
Não é a toa que nossa cidadezinha de administração cor de rosa e de câmara omissa está sendo chamada de “Porto do Adeus”. Exagero?!! Bem que eu gostaria que fosse exagero, mas a situação de nossa cidadezinha é séria e não vislumbro uma solução a curto, médio ou longo prazo.
O êxodo de portogauchenses desiludidos com os rumos administrativos e econômicos da nossa terrinha continua “de vento em popa”. É assustador a falta de perspectiva daqueles que ficam, e o maior obstáculo é o silêncio irritante da classe política local, que insiste em achar que o problema não é com eles.
Vocês irão dizer, lá vem ele de novo culpar os políticos!!! Ora, a quem devo então culpar pelo marasmo de nossa economia!!! Quem levará a culpa pela omissão administrativa frente ao eminente caos?!! Deus?!?...
Por falar em Deus, aquele ditame popular que afirma ser “a voz do povo a voz de Deus” é completamente errôneo e absurdo. Porque?!! Certamente o Eterno, Verdadeiro e Único Senhor, não permitira que elegêssemos políticos tão insignificantes para nos governarem, isto em todos os níveis deste país.
Quando você escuta as chamadas fofocas, intrigas e maledicências propaladas pela língua das pessoas, você acredita que seja a voz de Deus?!!! Definitivamente Deus não tem nada a ver com isso.
Recentemente me contaram um fato, que acontecera em um passado distante da história não contada deste nosso município portogauchense, que não sei se realmente aconteceu, porém pode ser vestígios do preconceito e da mágoa daqueles que um dia aqui passaram.
Contaram-me que uma pessoa, hoje um bem sucedido empresário Juarense, quando aqui chegou nos primórdios do nosso tempo, precisando retornar para seu Estado de origem,  pegou carona em uma chalana um dos poucos meios de transporte daquela época rio acima.
Segundo narrado, esta pessoa sofrera toda sorte de discriminação por parte dos tripulantes daquela embarcação, que devido ele não ser do clã dos habitantes locais (gaúcho e alemão), fora impedido de ser alimentado, passando inúmeras privações. Verdade ou mentira??? Vamos supor que seja verdade, pois a pessoa que sofreu tais discriminações, não é pessoa de contar mentiras ou falar maledicências, não pelo menos em meu conceito que a conheço desde quando desembarquei do ônibus na cidade de Juara, lá nos princípios de março de 1984.
Então supondo ser verdadeira esta passagem, que idéia esta pessoa fez de nossa cidade?!! Aí pode estar uma das origens da aversão que muitos têm quanto a nossa sofrida terra portogauchense. Os erros do passado certamente nos acompanharão por muito tempo de nossa existência. Somando os erros do passado com os erros administrativos do presente, desenha-se um futuro nada promissor.
Onde quero chegar com isso?! Temos que mudar definitivamente o nosso modo de ser e de receber aqueles que aqui aportam, ou continuaremos a ver lenços brancos nos acenando do convés das imaginárias embarcações.
Temos que repensar nossos valores na hora de eleger os políticos, votando em pessoas que pelo menos se esforçam em mostrar que estão preocupadas com os problemas municipais. Não precisamos de Prefeitos(as) e Vereadores que somente estão preocupados em receberem seus subsídios e auxílios indenizatórios no final do mês.
Repudiemos a omissão administrativa, critiquem a falta de iniciativa do setor público, exijam providências dos políticos eleitos, mesmo que eles não tenham conhecimento ou cultura para tentar resolver os nossos locais. Lembrem que eles foram eleitos por que em palanque se compromissaram com os eleitores em resolver os problemas municipais. Caso contrário acenem com seus lenços brancos do convés para aqueles que ficam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.