Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Porto do adeus.


Minha cidade é um porto,
deste porto partem mais do que chegam.
Vão se os amigos, os inimigos,
todos unidos e desiludidos.
O porto já não é seguro,
seu futuro é incerto e escuro.
Navios partem deste antigo porto,
lenços brancos acenam em seu convés,
lágrimas que ficam marejam os olhos desiludidos.
O porto foi invadido por piratas desvalidos,
Que agora comanda seu incerto destino,
de desiludidos sem ação.
Lá se vai mais um navio,
Levando consigo amigos e inimigos.
Foi-se o Roberto, vai a Maria,
Partiu o Tião, João e até o Dandão,
vai o Norberto e sua desilusão.
O porto é um porto
de idas e partidas,
ruas vazias e velhas varandas,
futuro incerto e bárbara pirataria.
Porto de antigos sonhos
de orgulho germânico
no passado perdido,
ainda sem futuro e um povo desiludido.


Não há mais palavras ou estilos para definir a situação de nossa cidadezinha, afundada em esperanças passadas, um dia fora considerada a nova fronteira agrícola, hoje marcada por famílias em partida. Como é triste o nosso destino de município, sem esperança e com um futuro totalmente comprometido.
Os detentores de frágil poder local não gostam quando faço minhas críticas, mas vejo ainda, aqueles  heróis que insistem em produzir aqui, refiro-me aos rizicultores, que já deram início a colheita e a Prefeitura se quer deu uma “ajeitada” nas vicinais para que eles tirassem a produção com mais facilidade. Quando não é o Governo Federal é o Municipal, está é a sina dos produtores de arroz.
Outro fato revoltante é o silêncio dos edis frente a tudo isto, alguns deles ainda integrantes da bancada governista, insiste em culpar os governantes de outrora, querendo esquecer-se das promessas de palanque.
A exemplo disso, li recentemente uma matéria em um “site” regional, que os Vereadores de Juara, estariam articulando para agilizar o programa denominado “Luz para todos” naquele município, enquanto aqui nenhuma ação nesse sentido.
E a oposição local, (se é que ainda existe), está amordaçada pelo descaso e pelo incerto futuro. Falta ação em todos os âmbitos. Sem reação a cidade vai sendo marcada pelas freqüentes mudanças de sua população, sendo motivo de chacota da população dos municípios vizinhos.
Confesso que meu tempo passou, já não tenho mais forças para mudar esta situação. Não tenho forças e vontade, só nos resta a acenar um adeus aqueles que estão partindo. Que Deus os abençoe e que os ajudem encontrar em seus destinos o que nosso local não ofereceu.

3 comentários:

  1. MUDANÇA JÁ!
    Esta foi a frase da campanha Dr, fiquei sabendo que ai no Porto tém um senhor que tinha uma caminhonete velha e começou a fazer mudanças e está ficando rico, de uma caminhonete passou para um caminhão novo, MUDANÇA JÁ SÓ DE IDA...
    "O POVO" tém o governante que merece e nós pagamos o pato, ou seja, temos qe pagar nossos funcionários não importa a paradeira, e pra fechar com chave de ouro os portogauchenses pagam um "reporterrr" pra falar mal do comercio do porto que gera renda e emprego...

    ResponderExcluir
  2. É esse foi o tema que nossa prefeitona arojada escolheu, MUDANÇA JÁ, e é oque está aconteçendo mesmo,o povo ta mudando tudo, Ai tem vereador que diz; Eu não me importo com oque o povo fala, tem vereador que nos finais de semana na Flutuante desse a lenha na prefeitona e depois tira foto abraçadinho com ela comemorando o ezorbitante aumento salarial da prefeitura. e temos tbm um site de extrema importancia para cidade onde lá se ve de td, até o reporter analfabeto criticando os comercios que o patricina, e patrocinava quando tinha uma radio pirata para sobreviver. Temos placas de obras espalhadas por toda cidade.(segundo boatos o nosso querido 1ºcavaleiro disse que se o Nolar se candidatar novamente, ele gasta mais 1 milhão denovo,na Opiniao minha srº 1º Cavaleiro da cidade, vc pode gastar 10 milhões que mesmo assim dessa vez vc perde.)Ai só faltava o Milton Carapó se candidatar tbm, ai podemos colocar uma placa em frente a acriporto (Bem-Vindos a Fazenda Porto dos Gauchos, ao sair fexe a Porteira)
    querem um conselho, venham para Porto dos gauchos, Aqui vc ve de tudo.
    Mudança já kkkkkkkkk ow Piada furada.

    ResponderExcluir
  3. Amigo esta e uma administração que só faz publicidade e nada, mas se eles derrubam uma arvore e faz uma pinguela e uma obra será publicada como se isso não fosse obrigação e quando juntam para uma conversa já e um marco bem colocada coisa de quem não tem certeza do que faz só não se fala do asfalto sem acabar das placas caindo às letrinhas do carro comprado com dinheiro do convenio das seringueiras e ai por diante eles vivem a margem da administração anterior só que eles não vêem que a administração deixou a casa em ordem para eles muitas obras isso eles não falam e quem duvidar pode pesquisar no yotube que tem a excelentíssima falando em alto e bom tom sobre como ela pegou a prefeitura.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.