Há alguns dias atrás, participei da reunião que compôs a diretoria da associação dos interessados pelo asfaltamento da baiana. Conversa vai, conversa vem, brincadeiras e chacotas, um colega meu saiu com uma que vale a pena lembrar. Dirigindo-se a um Vereador também presente a mencionada reunião, ele disse que “Vereador e um fusca...”, querendo fazer uma gozaçãozinha com o Edil presente comparando seu valor com valor do antigo carrinho popular.
Todos riram, pois a forma que estava sendo colocada não era com o intuito de ofender, mas sim fazer chacota com o Vereador presente que naquele momento também entrou na brincadeira.
Hoje ouvi outra sobre Vereador que estou rindo até agora. Um amigo meu Ilustre empresário local, foi mais criativo ainda, quando comparou os membros da edilidade local a um “Tei Tei”.
Para quem não sabe o que é “Tei Tei”, vou procurar explicar com minhas singelas palavras. “Tei Tei” é a denominação local dada, aquele veículo artesanal agrícola, feito com restos de veículos velhos, que até uns tempos atrás eram vistos com freqüência pelas ruas de nossa cidade. Também é conhecido por “jerico”, “Paco Paco” e outras denominações mais.
Por ser feito com aproveitamento de pedaços e peças de veículos sucateados, também poderia ser chamado de “Frankisten”, mas vamos continuar chamando-os de “Tei Tei”. Porque “Tei Tei”?! Indaguei ao meu amigo sentando no alpendre de sua empresa, consumindo um esfumaceante e prejudicial cigarro.
Ele me respondeu com o seu peculiar ar de deboche, “faz muito barulho e para nada serve”. O mais engraçado de tudo isto, foi quando ele buscou entre os “Tei Teis” ainda existente na região, para compará-los com os nossos amigos Edis.
Lembrou do “Tei Tei” do Dilvo, que é um veículo por assim dizer “ajeitado”, conservado e até bonitinho, com o Vereador Tal, (Não vou mencionar o nome dele se não ele alopra) que na opinião dele era um dos mais bonitinhos integrantes do Parlamento local. A comparação fora seguida de risos por todos que ali estavam, Prosseguiu ele com sua hilariante comparação, lembrando outro “Tei Tei” que circula pelas ruas e estradas de nossa cidade, este porém, menos conservado do que outro, com um outro Vereador (também não vou mencionar o nome) que onde é encontrado está falando alto ou quase gritando com sua voz aguda, (fazendo discurso mesmo) que além da fumaça expelida pelo escapamento, fazia grande barulho e também não servia para nada. E assim foi ele relacionado os “Tei Teis” existentes com os Vereadores locais, e cada desta comparação eram seguidos de muitos risos alegres.
Vejam que isto não tem o propósito de ofender os Ilustres Vereadores, muito pelo contrário, está minha colocação, tem por escopo de contradizer o meu amigo empresário, e mostrar para ele que os Vereadores ainda têm muita serventia, ou seja, ainda serve para nos alegrar em nossos momentos de descontração. Injustiça com os “Tei Teis”, que no campo e por aí a fora ainda tem muita serventia. Rsss...
Brincadeiras e gozações a parte, quero deixar expresso aqui neste “blog”, meu respeito e admiração por aqueles que ainda considero o liame entre a Administração e os Administrados. São eles os Vereadores, o alvo das críticas por ainda estarem próximo do povo, resta, portanto cumprirem o papel de lídimos representantes deste mesmo povo.
Nilton Flávio Ribeiro (niltonflavioribeiro.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.