Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Corte Européia saiu na frente.


Não faz muito tempo postei neste “site” um comentário intitulado “Por um Estado laico” (Publicado em 26/08/2008) referindo sobre o movimento que pretende a retirada de símbolos religiosos das repartições e áreas públicas, sob a argumentação de que o Estado é laico.

No mencionado comentário deixei claro em minha opinião de que eu era um defensor desta idéia. Esta semana fiquei sabendo por intermédio de uma reportagem publicada na Revista Veja que a Corte Européia de Direitos Humanos, recentemente, havia proibido os crucifixos nas escolas públicas da Itália, invocando justamente os direitos dos crentes de outras religiões e dos não crentes.

Mais uma vez os países Europeus, dão um passo à frente quando tratam dos Direito Humanos. Espero que o movimento brasileiro pelo Estado Laico consiga emplacar uma Lei proibindo o uso dos símbolos religiosos nas repartições públicas do país.

Muitos irão dizer que isto é irrelevante. Não é não, pois todas às vezes na história da humanidade que o Estado e a religião andaram juntos, sempre houveram inquisições e perseguições a outras crenças a não aquelas adotadas pelo Estado. Em alguns países estas perseguições perduram até os dias atuais.

Nilton Flávio Ribeiro 09/12/2009 (niltonflavioribeiro.blogspot.com).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.