Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Irritante ecochatismo

Foto

Recentemente quando navegava pelo “Facebook”, encontrei uma foto de uma plantação de soja muito bonita em meu Município que alguém havia adicionado. Imediatamente e com orgulho compartilhei a foto, para que outras pessoas pudessem ver como estamos esperançosos aqui em Porto dos Gaúchos.
Vieram então aqueles que curtiram o meu compartilhamento, porém junto vieram dois comentários que demonstram de forma clara como estão equivocados os moradores do sul maravilha. Um dos comentários dizia, “que era uma pena, pois não se come soja e nem dinheiro...” e outro dizia “...e nem respira”.
Engraçado, que as pessoas que fizeram tal comentários são pessoas que tem formação acadêmica superior que eu até então considerava intelectualizadas.
Quando entramos em um supermercado, e compramos um frango, ou carne de porco, bovinos e outros animais de confinamento estamos comendo soja indiretamente, pois ela vira proteína não só em nossa mesa como na mesa do mundo inteiro.
Aliás, quando temperamos aquela saladinha de alface, almeirão etc...usamos espalhar sobre elas, o óleo que quando não de milho ou girassol é o de soja. Portanto comemos soja sim, e a comemos de muitas formas.
Novamente é importante reafirmar, que quando entramos no mercado para nossas compras precisamos de dinheiro, seja em espécie, de plástico ou em folhas de cheque (contanto que tenha fundos). Há de se concluir que indiretamente também comemos dinheiro. Ou não?!!!
Lembro aos “ecochatos” de plantão, que a soja também é uma planta, e como tal tem fotossíntese, portanto, também produz oxigênio.
E o mais importante de tudo isto, há de se acrescentar a prosperidade que ela traz para a região produtora que é muito importante para o desenvolvimento.
Concluindo então, e plagiando o carnavalesco já falecido Joãozinho Trinta, “quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta mesmo é de luxo e riqueza...” rssssss.....

Um comentário:

  1. E difícil ter que ouvir e ver certas coisas que pessoas estudadas falam sem conhecimento de causa ne Doutor seria eles os (analfabetos estudados ou ambientalistas enrustidos)
    O SOJA ALIMENTO QUE AJUDA A COMBATER ALGUNS MAL
    Foi-se o tempo em que a leguminosa era venerada apenas no Oriente e parecia uma exclusividade do cardápio vegetariano. Os limites geográficos do seu cultivo se expandiram, os centros de estudo se empenharam em decifrar suas dádivas à saúde e, de olho numa vida longa, os ocidentais passaram a incluí-la na dieta. Ainda há quem torça o nariz ao experimentar o grão in natura, mas ninguém pode negar sua vocação de protetor do organismo. E a indústria, antenada à tendência, multiplica as opções de consumo para quem quer degustá-lo sem sentir seu sabor peculiar — no suco, no hambúrguer e até no chocolate.

    A soja é destaque em qualquer evento que reúna experts em alimentação. Não foi diferente no último Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado no início de novembro em Santiago, no Chile. Ali, o mundo científico trocou novos conhecimentos sobre os potenciais da leguminosa, que congrega proteína de primeira linha, gorduras do bem, fibras, vitaminas e minerais. A proteína, por sinal, não só corresponde a 40% da sua composição como protagoniza boa parte de seus efeitos protetores.

    Uma pesquisa apresentada no encontro prova que, além de aliar-se à fibra para espantar o diabete tipo 2, ela previne complicações do distúrbio, como a insuficiência dos rins. "Notamos que a proteína da soja ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue, diminuindo o risco da doença renal", disse a autora, Alison Duncan, professora de nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.