Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PSD, A HISTÓRIA SE REPETE.



Você já sabia, mas não custa nada lembrar!
Ultimamente temos ouvido nas reportagens de alguns veículos de comunicação, do nascimento de um novo partido político, cuja sigla é PSD, ou seja, Partido Social Democrático. Muitos desapercebidos ou leigos em história política brasileira, acha que o surgimento deste  partido  será uma inovação, mas se enganam, pois ele já existiu por duas ocasiões como veremos a seguir. Vejamos então:
“Partido Social Democrático (PSD) foi um partido político brasileiro, fundado em 17 de julho de 1945 e extinto pela ditadura militar, pelo Ato Institucional Número Dois (AI-2), em 27 de outubro de 1965. Foi formado sob os auspícios de Getúlio Vargas, reunindo antigos interventores do governo federal nos estado, como Benedito Valadares em Minas Gerais, Fernando de Sousa Costa de São Paulo, almirante Ernâni do Amaral Peixoto do Rio de Janeiro e Agamenon Magalhães de Pernambuco. Seu código eleitoral era o 41.
Entre 1945 e 1964, junto com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), formava o bloco pró-getulista da política brasileira, em oposição à União Democrática Nacional (UDN), antigetulista. Durante sua existência, foi o partido majoritário na Câmara dos Deputados, tendo eleito dois presidentes da República: Eurico Gaspar Dutra, em 1945, e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1955.
Após a extinção do PSD, seus membros se dividiram: uns foram para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), único partido de oposição à ditadura permitido após a instituição do bipartidarismo com o AI-2; outros ingressaram na Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido que apoiava o regime instalado em 1964.
O partido voltou na década de 1980, novamente com o número 41, mas não obteve o mesmo sucesso das décadas de 40 e 50, associando-se à bancada ruralista. Sua última eleição foi em 2002. Em 2003, o PSD foi incorporado ao Partido Trabalhista Brasileiro.” (Fonte de pesquisa: Wikipédia).
Pois é, mais uma vez estão criando a sigla, e os políticos oportunistas de sempre, como aves de arribação, iniciam uma grande revoada, saindo de suas siglas pretéritas para a nova que está surgindo, talvez com o propósito de confundir a cabeça do eleitor incauto e nas eleições futuras vindouras conseguirem seu voto.
Tenham certeza que o estrume continuará exalando o mesmo odor fétido do cenário que estamos acostumados a ver na postura dos nossos políticos.
Podem apostar que muitos daqueles políticos que estarão migrando para a nova e antiga sigla política, se quer conhecem o seu estatuto, vão somente com o escopo de atender seus interesses eleitorais. O PSD atual encabeçado pelo Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, certamente virá com o propósito de compor a bancada governista no Congresso, (foi assim no passado com a Ditadura Vargas e não será diferente com o Governo Petista) e de lá desfrutarem dos milionários acertos para votar com o Governo ou rejeitar aquilo que não for de seu interesse.
Podem apostar novamente, será mais uma sigla de aluguel que está sendo criada para abrigar os mensaleiros de sempre. Irei lembrar vocês disto em um futuro próximo, até lá então!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.