Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Coisas de uma pequena sociedade burguesa.
A palavra burguesia, segundo o dicionário da língua portuguesa, seria a classe social, constituída a princípio dos mercadores dos burgos medievais e alargada depois na sua composição, em que entram comerciantes, industriais, possuidores de riquezas e dos meios de produção, e os que exercem profissões liberais, do qual divide-se em pequena, média e alta burguesia. Vendo tudo isto, chego à conclusão que sou um burguês, só me resta, a saber, em qual das classes que posso me enquadrar.
Mas como todo burguês que se preze gosto de imiscuir na vida de outros burgueses, e começo analisando como que estes se esforçam para ter o nome incluído no rol dos “melhores” naquilo que acreditam ser ou fazer.
Recentemente recebi uma correspondência, que se intitulava Comitê Gestor do “Premio Brasil”, que segundo a missiva, dizia ter a função de identificar “as atuações mais admiradas e lembradas do país”, que estavam me convidando para receber a mais importante premiação da área do Direito. Na cerimônia de entrega da homenagem, que aconteceria ou ainda acontecerá em São Paulo, estariam presentes autoridades, lideranças de entidades jurídicas, personalidades e imprensa, que em rede nacional prestaria tributo aos homenageados como destaque de 2009.
Como sou uma pessoa cética em quase tudo que me apresentam, resolvi só por curiosidade, já que tinha sido escolhido para ser um dos homenageados, tirar umas informações de como haviam eles me encontrado em Porto dos Gaúchos onde moro a mais de vinte anos, e fui informado por este Comitê que os homenageados foram indicados através de pesquisa multimídia junto a representantes de instituições públicas e privadas como também da impressa.
Isto aguçou ainda mais minha curiosidade, e de indagações à indagações, descobri que para receber a “homenagem” teria que desembolsar um determinado valor que segundos os organizadores seria o custo de um “troféu” feito em bronze que iriam me entregar no dia da cerimônia. Achei estranho e até engraçado. Sou premiado ou escolhido por alguém, ainda terei que pagar para receber tal homenagem, e acabei deixando o tributo que pretendiam me prestar, evidentemente após o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro, no esquecimento de minha gaveta.
Depois disto, fui visitado por outra empresa e desta vez local, com o mesmo objetivo querendo me prestar uma idêntica homenagem, e novamente mediante o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro que eu educadamente vim a recusar. Este evento aconteceu em um jantar realizado no dia 11 de setembro p.p, nas dependências da Afar, que segundo alguns convidados participantes foi hilariante ver quem foi os homenageados. A que ponto chegam as pessoas em busca de um reconhecimento que nunca tiveram. Ouvi falar aque teve premio até para o melhor político!?! É ridículo e chega a ser cínico, coisas de uma pequena e inculta burguesia.
Nilton Flávio Ribeiro (niltonflavioribeiro.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.