Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Os desafios de sempre.





  A partir do primeiro dia de janeiro de 2013, nossa cidade Portenha, terá um novo Prefeito pelo menos por um período de quatro anos. Prefeito novo, porém problemas e desafios antigos.

  Um dos grandes desafios do próximo Prefeito é conseguir que as empresas que estão a se instalar na região, ou que de uma maneira e outra estão se instalando em municípios vizinhos, atraídas pelo próspero momento do agronegócio, venha e se instalar em Porto dos Gaúchos.

  Vejo que algumas empresas comerciais, não especificamente do ramo do agronegócio estão fixando suas filiais em nossa cidade, porém como meros aproveitadores, sem nenhuma perspectiva de investimentos a curto prazo.

  Elas chegam, alugam um estabelecimento qualquer, fixam seu pessoal, exploram o mercado já fragilizado da cidade e vão fazer seus investimentos em outros municípios.

  Até agora é o que está se desenhando no mercado local, empresas que aqui estão chegando estão até trazendo seus funcionários e empregados de outras cidades, usam muito pouco dos serviços aqui oferecidos, exploram o mercado de forma voraz arrebentando com os parcos estabelecimentos que aqui existem desde os tempos difíceis para depois, tenho certeza,  alçarem voo para outras paragens, deixando aqui uma grande lacuna social.

  Sei que isto faz parte do livre mercado, mas não deixa de ser um grande desafio para o Prefeito eleito, conseguir que estas empresas que estão chegando, não venham só com o propósito explorativo do nosso mercado, mas sim, que tragam investimentos para o Município.

  Esta semana, fui atendido por um Profissional do vizinho Município de Juara, que mostrara-se muito otimisma com a chegada em sua cidade de empresas do ramo do agronegócio, contando com o desenvolvimento agrícola de Porto dos Gaúchos. Será que estaremos predestinados a ser um município satélite?!!

  O núcleo urbano de nossa cidade necessita urgentemente de investimentos privados, como edificações de prédios comerciais e casas de moradia, sem o qual estaremos fadado a ser um satélite sem luz própria orbitando em torno de outro maior e mais reluzente.

  Voltando ao diálogo entre eu e meu amigo Juarense, que estava aqui simplesmente para instalar um serviço do qual nossa cidade não possui, uma simples TV de assinatura, ele ao referir-se ao clima regional de otimismo pela chegada da lavoura, chamou nossa cidade de forma diminutiva e pouco respeitosa como “lugarzinho”.

  Isto mesmo “lugarzinho”, é assim que muitos dos nossos vizinhos nos tratam, e ainda assim, corremos lá levar o nosso precioso dinheirinho. Eu já fiz isto!!!

  É neste aspecto que precisamos chamar a responsabilidade, não somente do nosso Prefeito eleito, como também de todo o povo que escolheu este “lugarzinho” como sua morada.

  É preciso ter um pouco mais de orgulho e mostrar para os nossos vizinhos, que este “lugarzinho” está predestinado ao desenvolvimento sustentável, e a produção de riquezas devido as características de sua topografia.

  Para isto, é importante que os moradores deste “lugarzinho”, comece a fazer sua parte, buscando somente adquirir no comércio vizinho o que não existe ou não se ache aqui por enquanto.
   Somente assim deixaremos de ser um satélite sem vida e sem luz, para tornarmos uma estrela de razoável grandeza.

   Pensem nisto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.