Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 1 de dezembro de 2012

Momentos divertidos.


   Era o ano de 1985, na recém-instalada Comarca de uma cidadezinha do agreste nordestino. Um jovem advogado, recentemente chegado a cidadezinha, havia ingressado como uma ação de divórcio direto a pedido de um cliente, cuja esposa, havia a muito partido, mas antes disto, o havia colocado um grandioso e notório "par de chifres". 
  A ré encontrava-se em lugar incerto e não sabido, portanto, havia sido citada por edital, como admitia e até hoje admite nossa legislação processual pátria.
  Havia também a necessidade da produção de provas, objetivando demonstrar o comportamento imoral da ré, que anos antes havia traído o marido relacionando-se com uma série de homens da pequena cidadezinha encravada na caatinga.
  Por ocasião da audiência designada para tal fim, presentes em torno de uma grande mesa feita com uma única prancha de madeira de Lei, se assentava o corno autor da ação, acompanhado do seu advogado, o Curador Especial nomeado para acompanhar e defender os interesses da ré ausente, o servidor da Justiça que lavraria o termo em uma antiga “olivette”,¹ o Juiz e o Promotor.
  O Curador Especial, nomeado pelo Juízo era um antigo advogado que já morava na cidade bem antes da instalação da Comarca conhecido pelo nome de Vargão.
  Vargão como informara o corno, fornecendo subsídios para o ingresso da ação, era um dos que desfrutava da ausente quando o marido não estava em casa, ele e mais uma infinidade de homens. A vida desregrada da ré havia lhe rendido um “carinhoso” apelido de “Maria Galinha”, e isto também fora noticiado no feito com o evidente escopo de conseguir o divórcio pleiteado.
  No rol de testemunhas que  havia sido declinado pelo advogado do autor, tinha um conhecido na cidadezinha como Casanova, que além de ter se relacionado sexualmente com a ré sabia de uma infinidade de outros que também a “comiam” e entre eles o advogado Vargão.
  Iniciada sua oitiva Casanova, um gringo, como é conhecido os descendentes de italianos na região sul do Brasil, começou a prestar suas informações, após ter sido devidamente compromissado pelo austero Juiz de Direito Doutor Lequim.
  Lequim ostentava um vasto bigode que acrescentava em seu aspecto bonachão, um ar de severidade, porém, quem o conhecia sabia que era um homem divertido cujo passatempo era dar uns tiros e abater alguns animais silvestres muitos frequentes naqueles tempos da ressequida vegetação de caatinga e de diversificada fauna.
  Pois bem, chegado o momento de fazer as perguntas para testemunha, o advogado do corno, foi logo perguntado ao Casanova, se ele sabia declinar o apelido que era conhecido a ausente.
  Casanova, com seu vozeirão grosso carregado por um sotaque peculiar do sul, onde os dois erres são trocados por um, foi logo respondendo: - “Maria Galinha Doutô!”
  O advogado forçando a barra a fim de enriquecer seu pedido com robusta prova, perguntou a ele (testemunha), se sabia declinar nomes de alguns homens que havia se relacionado com a ausente. Casanova antes de responder a pergunta soltou uma divertida risada, respondendo que haviam muito homens que andavam com a “Maria Galinha”. 
   Pelo advogado então fora pedido que a testemunha declinasse o nome de pelo menos um deles, e de imediato e com o seu polegar esquerdo, apontou para o Curador Especial, e respondeu: - “O Doutor Jargão aí, também comia a Maria Galinha.”
  Momento seguinte, após segundos de silêncio, o Doutor Lequim e o Promotor se entreolharam e todos esboçando um sorriso no rosto voltaram-se para Jargão, que meio perdido e sem jeito foi logo respondendo: - “Comi Doutor. Como outros também comi!”.
  Juiz, Promotor, Servidor da Justiça, advogado e inclusive o corno, caíram em risada vendo a cara de pau desconcertada do Doutor Jargão diante maior saia justa que a testemunha inquirida o havia colocado.  
 OBS: todos os personagens desta narrativa são fictícios e qualquer semelhança com a vida real e mera coincidência.

1 Antiga máquina de escrever, muito usada naqueles tempos sem o conforto atual de um computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.