Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Porto dos Gaúchos, cidade sem rumo.

Pois é, hoje andando pela nossa sofrida e definhada cidadezinha de Porto dos Gaúchos, deparei como realmente é crítica nossa situação no cenário Político e Social Matogrossense.

Vi muitas casas com placas “vende-se”, e algumas até abandonadas, por falta de demanda imobiliária.

Pude até constatar em um dos bairros, um veículo de transportes de mudanças encostado e carregando móveis e utensílios domésticos em uma residência, decerto cidadãos se mudando para outros municípios mais afortunados do que o nosso, em busca de emprego e renda, itens este tão escasso de um tempo para cá.

Encontrei um empresário daqui, que tinha um Posto de Molas na saída da cidade, e perguntei-lhe se estava em férias coletiva, ele me respondeu, que havia fechado seu estabelecimento para se instalar no município vizinho, onde já alugara um local para seu estabelecimento comercial. Menos aproximadamente uns três a quatros empregos acredito eu.

Como sempre andei pela avenida central e pude constatar uma monotonia no comércio varejista, que sem perspectiva deixa de investir e simplesmente aguarda o tempo passar.

O ostracismo de outrora, parece que retornou em nossa urbe que sem rumo aguarda seu tempo, perdida no dinamismo da economia global. A opção pela miséria que nossa classe política local adotou começou somar resultado.

Continuando minha volta pela cidade passei em frente de um estabelecimento comercial, onde avistei máquinas e equipamentos para o beneficiamento de madeiras, parei e dirigi-me a dona do aludido estabelecimento perguntando para que seriam aqueles equipamentos, e ela respondendo-me que seria para montar uma marcenaria especializada na fabricação de troncos de contenção de bovinos. Imediatamente perguntei se algum político local, ou alguém ligado à administração pública havia passado por ali para pelo menos tomar conhecimento da intenção do empresário em se estabelecer em nossa cidade. A resposta foi negativa e desanimadora, os políticos locais não estão preocupados com empresas que desejam se estabelecer em Porto dos Gaúchos, foi à conclusão que tirei.

Encostei meu veículo em uma lanchonete local, para tomar um chopezinho aproveitando o horário de verão, coincidentemente era hora dos universitários da Unic, começarem a chegar para as aulas. Constatei que os universitários que ali chegavam eram dos municípios vizinhos, muito pouco deles eram de Porto dos Gaúchos.

Cheguei a triste conclusão, que nossa cidadezinha está completamente sem rumo. Os nossos políticos que atualmente ocupam um cargo eletivo, simplesmente aguardam o final do mês para meter a mão nos seus vencimentos e depois se acomodam como de costume.

Atordoado e desanimado com os rumos deste tradicional município, retornei para o aconchego de minha casa lembrei-me das promessas de campanha dos políticos, quanto à criação de empregos. Concluí então quão falaciosas são estas promessas.

Será que haverá ainda forças para reagir...Olhei para a rua, e constatei a resposta a minha indagação. Silêncio... Quieta e deserta.



NILTON FLÁVIO RIBEIRO (niltonflavioribeiro.blogspot.com) 18/02/2010.









Um comentário:

  1. Ola Nilton. Moro em Cuiabá e estou acompanhado seu blog, já alguns dias. Recentemente fiz uma pesquisa no sait da colonizadora. Minha curiosidade é? Ainda existe alguns descendentes dos primeiros colonizadores? Pelo que li em seu comentários políticos não ha nenhum sobrenome dos colonizadores.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.