Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Caçadores ocasionais.



    Há muito tempo passados, havia lá na fazenda uma velha cachorra chamada laica, que eu  havia ganhado do Vereador Pedrinho.

    Laica, como dissera a pouco, era uma cachorra cruzamento de vira latas com boxer branca com manchas amarelas claras, cujo corpo era coberto de cicatrizes, comprovando que esta desdentada vira lata um dia fora boa de caça.  Havia em seu peito inúmeras marcas de presas, talvez de porcos selvagens já que volta e meia esta ia para a mata próxima ao Carlson[1], e quando encontrava uma cutia, uma paca ou mesmo um tatu, iniciava a perseguição que prosseguia mata adentro.

   Em certa ocasião, o saudoso João Cavalcante, em companhia de Nenê (Conhecido também por Roi-roi), no final da tarde resolveram encontrar um pé de tucumã com o intuito de esperar uma paca.

    Pegaram a espingarda cartucheira calibre vinte, e se puseram a caminhar em direção à mata com aquele propósito. Nenê como era chamado Roi-roi pelos seus familiares, tinha próximo de treze a catorze anos. João homem formado pai de família. E lá foram eles em busca da mistura que ainda tinha intenção de comer naquela noite.

    Ambos caçadores de ocasião caminharam beirando a mata até encontrar um local com picada que facilitasse o acesso de ambos aquela exuberante floresta. Caminhavam conversando e rindo animadamente e não deram conta que laica, a vira lata, os haviam acompanhado.

    Quando já estavam dentro da mata, e caminhavam próximo a uma vazante, ouviram um barulho entre as folhas de um arbusto próximo ao rio. Nenê firmou a vista, para enxergar o que vinha se movimentando entre as folhas em direção a eles. De longe somente distinguiu entre as sombras um rápido vulto. Foi quando Nenê tomado pelo medo gritou para seu companheiro:  - É uma onça!!! E está vindo em nossa direção!!! Completou o menino completamente em pânico.

   Foi quando ambos destemidos caçadores, largaram a espingarda sobre o chão e freneticamente disputaram um tronco de uma árvore próxima, talvez com o intuito de nela subir e assim ficar distante das garras do poderoso felino. Até esqueceram que a Onça costuma subir em árvores com tamanha facilidade!!!

    Enquanto disputavam o lado mais fácil do tronco, tomado pelo medo, cena típica de uma película antiga de comédia em preto e branco do cinema mudo, vieram a descobrir que a temida onça que vinha em direção a eles nada mais era do que a velha cachorra Laica, que despontou entre as folhas do arbusto abanando a calda de contentamento por encontrar os dois destemidos caçadores ocasionais. Rssssssssssss......






[1] Alfredo Carson, nome dado a um rio de pequeno porte afluente do Arinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.