Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A disputa eleitoral local. Vou colocar um pouco de lenha para ver se aquece.



  Hoje como mero espectador, assisto de longe a campanha eleitoral, pelas ruas de minha cidadezinha. Tempos atrás eu estaria engajado e levantaria a bandeira de um candidato.
  A falta de postura política ideológica de muitos candidatos me levaram a afastar dos pleitos e ficar frio ao longe vendo o barulho acontecer. De uma certa maneira esta cômoda distância me permite a analisar o processo eleitoral com mais independência.
  Vamos analisar os apoios aos Deputados Estaduais, para identificar os dois grupos de maior atuação. A facção política em destaque é aquela atrelada a ex Prefeita Carmem Lima Duarte, que ao assumir a candidatura de Oscar Bezerra está fazendo mais barulho do que a outra candidata Janaína Riva apoiado pelo grupo liderado pelo atual Prefeito Baixinho Piovezan e Revelino Trevisan.
  Estou somente me atendo nesta minha superficial análise aos candidatos a Deputados Estaduais, já que ambos candidatos são tidos como regionais e do município vizinho de Juara. Pois para os demais candidatos a outros cargos virou uma miscelânea duro de entender. Explicarei mais tarde em outra ocasião.
  Ambos os grupos políticos, iniciaram a antecipada disputa evidentemente visando futuramente o Paço Municipal. Estou errado?!! Acho que não.
  O Grupo de Carmem Duarte liderado pelo seu Marido Jair Duarte saiu na frente com maior firmeza, levantando a bandeira de Oscar Bezerra, vem se destacando na corrida para assembleia legislativa, é que tem demonstrado o dito barulho eleitoral.
  Conseguiram, o que em minha opinião, é o melhor lugar para o Comitê Eleitoral, e reuniram maior números de veículos que circulam pela cidade ostentando os adesivos de propaganda e apoio eleitoral. Já o outro grupo, que apoia Janaína Riva, demonstra estar completamente dividido em alas de interesse eleitoral, e em consequência disto à campanha vem sendo conduzida de forma tímida e acovardada. Ponto para o candidato Oscar.
  Até o Comitê Eleitoral de Janaína ficou escondido, tal qual seus coordenadores, que sem ânimo e sem diálogo caminham isoladamente em direção opostas. O que em minha singela opinião significa morte certa. Coordenação é tudo em uma campanha eleitoral. Equipe bem formada é  sinônimo de marketing e votos no dia do pleito.
  Salvo engano teremos surpresas nestas eleições, pois estou vendo a entrada de outros candidatos no município, que de certa maneira é bom, por que sai daquela velha e carcomida polarização local, possibilitando assim aos eleitores uma terceira via. O que está também a acontecer em Juara com a entrada de outros candidatos a Deputados Estaduais, que poderá quebrar a hegemonia dos dois grupos dominantes. 
   Vamos aguardar o correr da campanha e ver quem ganhou e quem perdeu com a babel de interesses políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.