Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A conveniência do voto.


A época e apropriada para uma reflexão sobre o voto. Constantemente somos abordados pelos candidatos em busca do votinho sagrado.
Uns fazem campanha quanto à importância do voto, outros da consciência dele quando é bem dado. Mas existem aqueles que fazem do voto uma questão de oportunidade e conveniência.
No correr da  atual gestão cor de rosa, da mudança já e construção de uma nova história, tive oportunidade de presenciar muita posição de desânimo e críticas de cidadãos desiludido com o ostracismo irritante do Paço em trazer para cá obras relevantes para o nosso desenvolvimento.
Lembro das inúmeras mudanças que saiam daqui em direção a outros lugares e cidades e o paradeiro que tomava conta de nossa cidade. Não adiantam falar que não, as reclamações existiam e muitos foram embora e eu fui um dos que critiquei a falta de ação dos nossos governantes locais, aqui mesmo neste blog, é só pesquisarem os “post” mais antigos.
Lembro-me que não faz muito tempo,  andava pelo comércio e sempre encontrava alguém reclamando. Teve um que toda vez que fui em seu estabelecimento, ele ia logo reclamando que aqui era ruim e que ele iria embora etc...etc...e tal...
Em 2004, muitos portogauchenses lançaram-se na produção de grãos principalmente o arroz, (e eu fui um deles), e quando desencadeou a crise do agronegócio em 2005, devido à política (ou falta de política...) desenvolvida pelo então Presidente petista Lulla, muitos foram à quebra e ficaram endividados.
Outros foram obrigados a desfazer de suas propriedades em busca de adimplir seus compromissos, com credores fornecedores e Bancos. Quem não sem lembra do movimento deflagrado em toda região, que nos levou em protesto a fechar o Banco do Brasil.
Naquela ocasião, teve um integrante do partido dos trabalhadores, que estando em uma oficina local, falara  alto e em bom tom, que os produtores já haviam ganho muito dinheiro e era bom o que estava acontecendo com eles. Os petistas sempre odiaram os produtores de riquezas, tanto que sempre pregaram contra a prosperidade e o capitalismo.
Pois bem, voltando ao nosso comerciante que reclamava do marasmo e o descaso da atual gestão em resolver os problemas, dias atrás fiquei sabendo que ele e sua família agora apoiavam a reeleição da gestão que ele tanto reclamara.
Como sou curioso procurei em saber os motivos do seu empenho e apoio seu a atual gestão no passado muito criticada por ele, foi quando descobri que os membros de sua família havia conseguido emprego no paço municipal. Agora mudar o discurso puramente por conveniência, isto é ofensa a aqueles que outrora escutaram suas críticas e reclamações.
Bingo!!! Aí está o voto por conveniência. Se me é conveniente eu apoio, se não me sustento em críticas. Então para alguns o voto não é de consciência e sim de conveniência.
Agora voltando a posicionamento do nosso amigo petista, que no passado esbravejava contra os produtores, tenho assistido ambos horários eleitorais dos nossos candidatos majoritários. Vejo que agora é conveniente falar da importância dos produtores para o desenvolvimento econômico do município.
Até a candidata a reeleição cujo vice é um petista nato, assumiu amores com a classe produtora. Lançaram-se em ações querendo demonstrar que dão apoio aos agricultores, filmando a movimentação de máquinas para lá e para cá, mostrando como estão fazendo obras em apoio a classe produtora etc...etc...e tal!!!
Passei quase toda a gestão sendo excluído de estradas de acesso a minha propriedade só por que sempre me posicionei em críticas a atual administração. Fiquei até mesmo sem energia em minha fazenda, por que os políticos fizeram corpo mole. Tanto é verdade que  fiz um comentário neste blog criticando o posicionamento da atual gestora e dos demais políticos. (veja “Luz Para Todos” de 28/01/2010 – “Perseguição ou Revanchismo” de 20/05/2010).
Agora aparecem no horário eleitoral, dizendo que o município tem energia em 95% do seu território. Balela, pura e medíocre balela. Se a energia está chegando a minha propriedade, foi porque eu paguei. Nenhum político intercedeu para que ela fosse beneficiada no projeto denominado Luz para Todos (ou seja luz para alguns...) principalmente a atual gestão.
Que o município tem estradas transitáveis?!! Ora estão arrumando agora, por ser época de eleições antes estavam uma porcaria totalmente esburacada, símbolo do descaso que até os dias atuais vem imperando no município. (isto também fora objeto de críticas neste blog vão nas antigas e constatem)
Voto é voto, mais votar por conveniência isto é uma grande idiotice, pois iremos passar um período vindouro xingando por termos sido enganados. Depois nada adianta reclamar, pois a procuração foi outorgada por mais quatros anos.
Podem ter certeza de uma coisa, ninguém em sã consciência se deixa enganar por ação de última hora, de  puro caráter eleitoreiro.
Fica aqui o meu protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.