Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A coisa esta feia.



Nos arrabaldes da Corte Portogauchense, bem longe das noticias veiculadas pelo oficioso “site” local, as coisas estão mais feia do que “briga de foice no escuro”.
Conversei com um Vereador que anda desanimado e indignado com toda esta incômoda situação. Segundo ele, é constantemente cobrado pelos munícipes da situação que se encontram as estradas municipais.
O vereador me confessara que já fez de tudo que era possível, para tentar convencer os “ministros da Rainha”, (leia-se secretários municipais) da urgente necessidade de se recuperar as vicinais, bueiros e pontes que nesta gestão não sofreram o devido cuidado e as necessárias manutenções periódicas. Eu é que diga, quase toda semana vou a minha fazenda localizada no “treze” e posso testemunhar a situação péssima das estradas daquela localidade. (com exceção daquele trecho que vai para a antiga balsa, não sei porque?!!)
O preocupado parlamentar me falou que em Dezembro próximo passado, na ponte da “água dourada”, que dá acesso no sentido Novo Horizonte a Faz. Mandaguarí, houve um acidente envolvendo o caminhão de leite da do Laticínio de Novo Horizonte. Que ao acidente somente ocorrera devido à falta de manutenção da ponte e das estradas que não esta sendo feito pela municipalidade.
Além dos danos materiais sofridos pelo laticínio, o leite derramado nas águas do rio, causou também prejuízo de ordem ambiental, com a mortandade de várias espécies de peixes, possivelmente devido às bactérias aeróbicas que aumentaram em conseqüência disto.
O município correu para lá e tentou fazer algo paliativo para resolver provisoriamente a questão de acesso naquela localidade, como fora noticiado de forma espetacular pelo oficioso “site” local, como se aquilo fosse algo estupendo de que deveríamos nos orgulhar. Como se a municipalidade estivesse fazendo um favor para os reles mortais governados.
Então o preocupado Vereador, (é raro ver um vereador preocupado) me informara que as últimas chuvas levaram aquela obra paliativa feita pela municipalidade. Prosseguindo com seu relato disse também, que recentemente caíra lá no rio um jovem que estava passado por ali e quase se afogara. Também me dissera que caíra um animal (cavalo), que fora socorrido pelo pessoal do assentamento.
Eu acho que as autoridades municipais, (Executivo e Legislativo) estão mais perdidas do que “cego em tiroteio”, ou se estão fazendo de perdidas para não terem que tomar providencias, decerto estão esperando que vidas humanas sejam ceifadas para começarem a agir.
Falou também o indignado Edil que o proprietário do veículo envolvido no sinistro irá acionar a municipalidade para buscar indenização pelos prejuízos sofridos. Concordo e acho justo e já está na hora do Poder Público (em todas suas esferas) ser acionado pelos danos causados pela insistente omissão administrativa aos seus governados.
E os demais Parlamentares, ainda vão continuar se borrando de medo do grande bruxo de risada estridente??? Ainda vão continuar a usar a tribuna do soberano plenário somente pra defender a frágil Rainha???  Ou irão aguardar o fim do ano para novamente se fantasiarem de mariposas e maricotas??? Resumindo vão continuar fazendo caca nenhuma em prol desta sofrida e abandonada urbe!
Ah!!! E tem mais, eu já estava esquecendo!!! Segundo me fora relatado por um munícipe residente no Arara Azul, (se for verdade é coisa séria) ele teria feito uma denuncia recentemente que um certo Secretário Municipal  havia vendido umas telhas que pertencia a municipalidade. Que esta denuncia fora feita para alguns Vereadores que sabendo do ocorrido imediatamente deram início a operação abafa com o evidente propósito de esconder o mau feito. Isto é coisa de Polícia e de Ministério Público!!! Quando será que os Edis irão começar a agir como verdadeiros representantes do povo???
Como diria Boris Casoy, “isto é uma vergonha!!!”.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mentiras & enganação.


Esta semana, o “site” da Veja, publicou uma matéria intitulada “Um governo que tortura os números”, onde procuram mostrar as manobras contábeis utilizadas pelos Petistas para cumprirem metas e estimativas irreais. Quem quiser conferir é só acessar! (www.veja.com) - Veja o que disse o Ex-ministro Maílson da Nobrega: "Essa equipe econômica danificou a credibilidade e a transparência das contas públicas que várias gerações de governantes trabalharam para construir".
O mais triste de tudo isto, é que ainda tem gente que acredita no que os Petistas pregam em suas campanhas eleitorais. Bem fiz eu de nunca ter votado neles!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Palavra correta.


Como de costume, após uma exaustiva audiência no Forum local, onde tento exercer minha profissão, dirigi-me a um estabelecimento comercial, para reunir com alguns amigos e conhecidos  e juntos jogarmos conversa fora.
Os assuntos foram diversos, ia desde  mecânica, futebol, religião e, para não perder o costume até política, sem contar as costumeiras piadinhas politicamente incorretas que vez ou outra surge entremeio as conversas.
De repente, eis que entre os presentes havia um que estava marretando o velho e carcomido pneu, parando o que estava fazendo foi logo me questionando o que vinha ser a palavra “nipotenia” ??? Pensei, um pouco e respondi que não sabia o significado daquela palavra, que pela primeira vez eu estava ouvindo. Até o indaguei se ele não estava querendo dizer hipotermia(1), mas logo, ele me interrompeu perguntando, do fato da Prefeita, manter em cargos públicos pessoas de sua família (filha e genro) e se eu não iria fazer nada. Foi quando entendi que ele estava querendo dizer à palavra nepotismo(2), e não “nipotenia”.
Relevei o desconhecimento do meu interlocutor quando ao conhecimento correto da palavra que ele buscava a usar, agora achar que eu tenho que fazer alguma coisa quanto a isto, chega a ser o cúmulo do absurdo. Primeiro que eu não sou Vereador ou Membro do Ministério Público, que no meu entender deveriam tomar providencias se estiver ocorrendo a nociva prática do nepotismo em nosso município. Segundo, por que qualquer munícipe poderá, até mesmo de forma anônima, endereçar uma correspondência a Promotoria de Justiça da Comarca ou até na Procuradoria Geral do Estado para formular uma denúncia e pedir providências. (Uma boa sugestão para aqueles que não têm coragem!) Agora eu indago por que eu teria que fazer isso?!!
Vou confessar que não tenho mais saco para ficar correndo atrás destas ingerências e picuinhas políticas, bem porque existem pessoas que foram eleitas e ganham do erário público para isto, como é o caso dos membros da edilidade local. Existem outras que exercem uma função pública institucional como é o caso dos Promotores de Justiça. E tem mais, não votei nela, portanto não tenho culpa nenhuma quanto à prática nefasta do nepotismo no âmbito administrativo local.  Resumindo: Problema não é meu!!! Sugestão dado as autoridades competentes, e recado para aqueles que vivem me cobrando providências.
       1. hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27°C. No entanto, há relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores à 14°C. 
       2. Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.
Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes (particularmente com o cardeal-sobrinho - (em latim: cardinalis nepos[1]; em italiano: cardinale nipote[2]), mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.
Por que o nepotismo é ruim?
Porque ele vai contra a profissionalização da gestão. Um agente político ou membro de poder não pode avaliar com idoneidade o trabalho de uma pessoa que faz parte de sua família.
 Que lei diz que o nepotismo é errado?
A própria Constituição Federal. O artigo 37 obriga as administrações direta e indireta dos três poderes a seguir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na contratação de funcionários no serviço público. Por estar vedado na própria Constituição, não é preciso lei específica proibindo o nepotismo, o que não impede que municípios, câmaras e outras instituições adotem leis próprias para reforçar a determinação constitucional, estabelecendo outras restrições além daquelas recomendadas pelo Ministério Público.
 Nepotismo é crime?
Não. Mas quando plenamente comprovada a intenção de dar privilégio a parentes, o agente público ou membro de poder pode ficar sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa.
 Quais as sanções para o ato de improbidade administrativa?
Conforme determina o artigo 11 da Lei 8.429/92: ressarcimento integral do dano ao erário público, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.
 O que é considerado nepotismo?
Toda contratação de parentes até o terceiro grau em linha direta ou colateral, consangüíneo ou afim, salvo algumas exceções. Portanto, o agente político ou membro de poder não pode dar emprego público com cargo de provimento em comissão, dar função gratificada ou contratar temporariamente pessoas ou firmas sem licitação pertencentes a:
  • Esposa ou esposo
  • Filho(a), neto(a) e bisneto(a) 
  • Pai, mãe, avô, avó, bisavô e bisavó 
  • Irmão, irmã, tio(a) e sobrinho(a) 
  • Parentes da esposa ou esposo: pai, mãe, avô, avó, bisavô, bisavó, filho(a), neto(a), bisneto(a), tio(a), irmão, irmã, sobrinho(a) 
  • Cônjuge do filho(a), neto(a) e bisneto(a)
  • Cônjuge do tio(a), irmão, irmã e sobrinho(a)
        Identificada a aparente ocorrência do nepotismo, prática de todo reprovável aos olhos da população, devem ser apuradas as causas da nomeação, as aptidões do nomeado, a razoabilidade da remuneração recebida e a consecução do interesse público. A partir da aferição desses elementos, será possível identificar a inadequação do ato aos princípios da legalidade e da moralidade, bem como a presença do desvio de finalidade, o que será indício veemente da consubstanciação de ato de improbidade.

Valorosas esposas.


Hoje um Vereador amigo meu, me confessou que vem sofrendo críticas e pressão até da esposa em casa, no que concerne ao descaso administrativo que o município está vivenciando. Se a esposa do vereador está revoltada com o incômodo silêncio dos Edis portogauchenses, a ponto de criticar o próprio marido, imaginem o resto da população. Acorda Câmara! Já esta na hora de reagirem!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Município.


Lá vou eu novamente, não tem como ficar alheio a esta situação. As fortes e abençoadas chuvas dos últimos dias, veio em boa hora. As pastagens estavam morrendo em conseqüência da prolongada seca do ano findado (2010), e muitos pecuaristas tiveram que correr em busca de alternativas para o seu rebanho bovino.
Alguns saíram em busca do já praticado arrendamento de pastagens, em locais que ainda restavam capins não mortos pela seca ou pela incidência de pragas, como a “cigarrinha das pastagens” e a “lagarta curuquerê” que vem causando enormes transtornos aos pecuaristas.
Por outro lado, estas mesmas abençoadas chuvas, tem trazido transtornos para os proprietários rurais, no que concerne a danificação das estradas vicinais, que há muito tempo não sabem mais o que é manutenção. Pobre daqueles rizicultores que necessitam das estradas em boas condições para evacuarem a safra de arroz que promete ser muito boa este ano em nosso combalido e abandonado município portogauchense.
Para nós que vivemos da terra, ou que temos a nossa economia local, escorada na produção agropecuária, as chuvas são uma benção, uma dádiva de Deus, sempre pedida em nossas preces. Tudo bem que em algumas regiões deste nosso grande Brasil, ela tem causado estragos e tenha feito vítimas como ocorrera em outros Estados, como no Rio, São Paulo, Minas e etc..., mas para nós ela sempre em bem vinda.
A municipalidade não fez a manutenção das estradas vicinais, quando era necessário, escorando no velho subterfúgio da falta de recursos. Danem-se quem produz, que se dane quem edifica, basta falar que falta recursos e ficar de longe assistindo o drama e alheio as reclamações dos munícipes.
As ruas (como já denunciado anteriormente), estão um caos, a pavimentação asfáltica esta cada vez, mais danificadas, e não é de agora, e muito menos podem ser atribuídas as abençoadas chuvas, tais estragos, são conseqüências da inércia administrativa da atual gestão, que somente tem demonstrado ser boa de conversa e de propaganda enganosa veiculada em “sites” oficiosos mantida decerto com recursos provindo do erário público. Na época da ditadura Militar, havia um programa televisivo comandando por um Repórter que denominava “AMARAL NETO REPÓRTER”, que os estudantes e a esquerda da época haviam apelidado de “AMORAL NETO REPORTER”, por só falar amores do Governo. É de indagar-se não ser o caso da “imprensa” local em só querer mostrar coisas lindas deste governo “cor de rosa” que estamos vivenciando em nossa pequena e abandonada urbe.
Que nossas estradas vicinais estão um caos, estão! Que a pavimentação asfáltica está um desastre, está! Que a saúde local está deixando a desejar, está! Pelo menos é que se escuta nos arredores longe da bajulação da propaganda Oficial e da Corte Portogauchense.
Falta coragem aos Vereadores que se dizem lídimos representantes do nosso povo, a se portarem como tal, e não como representantes dos seus próprios interesses ou dos interesses do Paço Municipal. Chega de covardia, chega de omissão!!! E a oposição local, continua silente e mais perdida do que cego em tiroteio, está até parecendo  o PSDB no Governo Lulla! Rssss...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Doze, o número que impõe respeito.


E o Luizão!!  Tempos passados, quando o Ginásio de Esporte ainda era no pátio da Igreja Católica, vez e outra ali acontecia algum baile, e, em um desses “rala bucho”1, estava lá o nosso amigo Luizão na entrada do salão, e quem sabe da história, diz que ele estava prá lá de “barrakech”.Tinha bebido todas e estava na fase do Leão. 
Fase do Leão?! Para quem não sabe que eu irei explicar! Segundo um ensinamento ou lenda Árabe, a ingestão da bebida alcoólica por algumas pessoas cria para ela, quando embriagada três fases, simbolizada por três animais: O macaco, o leão e o porco. Vejamos então: Na primeira, o indivíduo se torna irrequieto, saltitante, buliçoso, esta seria a fase do maçado; Na segunda, torna-se violento, brigão, agressivo (fase que atribui ao meu amigo Luizão) seria fase do Leão; Na terceira, sujo emporcalhado, roncando jogado no chão, seria a fase do porco.
Não se sabe qual o motivo começou uma briga entre aqueles que estavam fora do baile na frente do ginásio, e no meio do “barraco” nada mais nada menos do que o nosso amigo Luizão. Luizão valente como um Leão envolto em um tonel de aguardente mal parando em pé, tinha na cinta um revolver calibre trinta e dois, todo enferrujado e ainda com o cano completamente torto, municiado com apenas uma cápsula que talvez nem mais detonasse de tão velha e enferrujada. Porém estava ele com ela na cinta, e no meio do “empurra, empurra”, a empunhou ameaçando os seus desafetos, todo metido e valente como ele nunca fora.
Momento em seguida chega o Delegado de Policia Eduardo com o seu único e inseparável agente de Policia que atendia pelo nome de Palentino, e vendo toda aquela quizila, foi intervindo para colocar ordem no pedaço, eis que ele vê no meio dos brigões o Luizão com a arma em punho. E foi logo falando com seu vozeirão: “- Palentino, pega a doze o homê tá armado esta valente e é perigoso!!! “
Luizão escutando aquilo e junto palavra mágica, “doze”,  não pensou muito, saiu em disparada em direção a sua casa, vencendo os quarteirões e lotes baldios tomados pelo colonião indo esconder-se em um deles, onde hoje esta edificado a Igreja Nacional  sarando de imediato do porre e da valentia que antes o dominava.
Nos momentos de descontração, sempre que ele é lembrado desta passagem, ele repete que bastou escutar a palavra “doze” dita pelo Doutor Eduardo ao agente Policial Palentino para disparar seu extinto de sobrevivência, ou melhor, “cagaço” mesmo, indo dormir mais cedo para nunca mais andar armado. Rssss... 
1 Rala bucho, termo usado pelo caboclo em referência a festa com dança. O mesmo que baile.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Brasil meu Brasil Brasileiro!


O alto custo Brasil, já está determinando que algumas indústrias brasileiras, se instalem em outros países, para de lá vender ao Brasil. Li recentemente que devido o real valorizado e o elevado custo de produção no Brasil têm levado as empresas a tomarem decisões radicais para tentar garantir parcelas de mercado frente ao aumento da competição dos importados. Algumas passam a transferir parte da produção para outros países ou até fechar unidades no Brasil”. (fonte Marcelo Rehder - O Estado de S.Paulo).
Um dos maiores problemas enfrentados, não somente pelas indústrias, como qualquer outro meio de produção de riquezas em nosso país e a alta carga tributária, cobrada pelo estado para manter esta estrutura arcaica, perdulária e corrupta que tem tomado de assalto os cofres públicos da nação. Quem não se lembra do recente aumento salarial dos ilustres Congressistas do Planalto Central que por conseqüência disparou o efeito cascata em todo território brasileiro, autorizando que as Assembléias Estaduais também promovessem os aumentos salarial dos seus membros, e, junto virão as Câmaras Municipais e outros seguimentos públicos que vivem do produto de nossos esforços.
As empresas brasileiras, sem condições de igualdade para disputar mercado no exterior, como por exemplo, “a Vulcabras e Azaleia decidiram montar uma fábrica de calçados no Oriente, possivelmente na Índia, de onde pretende exportar produtos para países da América Latina, como México, Colômbia, Chile e Peru, incluindo até mesmo o Brasil.” Vão gerar empregos e rendas em países estrangeiros para vender para nós Brasileiros que vivemos constantemente a mercê de sindicatos e de estado faminto por arrecadação.
Segundo o Jornal Estado de São Paulo, no mês passado, a Philips fechou a fábrica de lâmpadas automotivas que mantinha há 43 anos no Recife e passou a abastecer o mercado de produtos importados de suas unidades na Ásia e Europa. Em nota, a empresa alega que o alto custo de produção no País tira competitividade do produto. A decisão custou a demissão de cerca de 500 trabalhadores, entre funcionários diretos e terceirizados. "Esses empregos foram para a China", diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves.”
Também a maior fabricante mundial de laminados de alumínio, a americana Novelis fechou sua fábrica em Aratu, região metropolitana de Salvador, em conseqüência disto,  “500 pessoas perderam o emprego às vésperas do Natal. A fábrica tinha capacidade para produzir 60 mil toneladas de alumínio primário por ano”.
“O motivo alegado pela empresa foi o custo de produção muito acima dos concorrentes. Segundo a Novelis, os responsáveis são o câmbio valorizado e o alto custo da energia elétrica, que representa 35% do custo do produto acabado e que subiu 51% em seis meses. Primeira indústria de alumínio a se instalar no Nordeste, em 1972, vinha operando há dois anos com prejuízo”. (Fonte o Estado de São Paulo).
Está difícil ser brasileiro e viver no neste país, se paga muito caro para andar em estradas esburacadas, viver inseguro com os aumentos constantes dos índices de violência, um sistema de saúde precário e uma enorme carga tributária embutidas nos preços dos produtos adquiridos no mercado interno, sem contar as constantes intervenções dos ambientalistas atrelados ao nosso governo petista, cada vez mais criando restrições a produção agropecuária brasileira.
Li também que o Governador eleito Sinval Barbosa, havia devolvido para a Assembléia Legislativa a Lei do Zoneamento Sócio Econômico e Ambiental, para sofrer algumas alterações cedendo às pressões dos ambientalistas, e podem ter certeza que as mudanças no projeto irão atingir a classe produtora do Nortão Matogrossense. Surpresa?! Nenhuma! Esqueceram que ele é cria do Blairo (traíra) Maggi!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Aqui somos todos Tiririca!


Oito longos anos de Lulla fazendo festa com o dinheiro público. Mas esperem a festa não acaba aí, segundo matéria publicada no Jornal Estado de São Paulo, Lulla deixa R$ 57,1 bilhões de resto a pagar e com os acréscimos de gastos de custeio, as contas pendentes somam R$ 137 bilhões, é o que está nos custando à eleição da Dillma.
Quem paga a conta?! O Palhaço! Não aquele eleito por São Paulo e campeão de votos, conhecido como abestalhado Tiririca, mas sim todos os palhaços contribuintes desta grande República petista! Eu, Tu, nós vós, mas eles continuam a esnobarem e se divertirem nas nossas custas.
Enquanto isto, a disputa pelos cargos continua acirrada. Quem irá ganhar o PT ou PMDB?! Só sei que desta disputa de malandros o único perdedor é o erário público e conseqüentemente o povo brasileiro.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quem pagará a conta?!


Antes das eleições, ainda no calor da campanha, fui um dos poucos que alertava do perigo em votar em candidatos ao Senado e a Câmara dos Deputados da base governista, ou seja, dos partidos que a integram.
Cheguei a ser um chato quando discutia com meus amigos do perigo de enviar para a Brasília este entulho político que somente estão lá para se favorecerem das emendas e dos “mensalões” oferecidos para aprovarem qualquer projeto de interesse do Governo. Fui chamado de radical, intransigente, elite e etc...Deu no que deu enviaram para lá um amontoado de estrume que irá custar muito caro para nós Brasileiros, que ainda acreditamos nas Liberdades Democráticas. Existem vários Projetos em tramitação no Congresso que estão prestes a serem votados pelo entulho político eleito nas últimas eleições.
Vou citar um importante Projeto que está em tramitando em Brasília que se for votado como está somente estará ampliando o gigantismo e prerrogativa estatal sobre o interesse individual, e isto, não é bom, é a do Novo Código Processo Civil.
Li recentemente que a Ministra da Cultura Ana Hollanda, quer criar mais uma benesse para o povão, além dos criados como vale isto, vale aquilo, quer criar também o “Vale Cultura”, que dará a cada família dita carente, um valor de R$ 50,00  para o desenvolvimento cultural. Um absurdo que teremos de engolir a seco, vez que todas formas de meter a mão no erário público, é aprovado por aquela camarilha de chacais mensaleiros que se assentam no Congresso Nacional.  Lá tem todo o tipo de “abestalhado” que o igual eleitor enviou para lá para ajudar a espoliar ainda mais este nosso país. Estou tiririca da vida!!!
Como dizia o compositor intelectual petista comunista, irmão da Ministra Chico Buarque de Holanda, no seu conhecidíssimo “Samba de Orly”, “Vai meu irmão, pegue este avião você tem razão, porém não diga nada...” Só me resta a protestar e aguardar o assalto deles em nosso bolso já carcomido pela exagerada incidência de tributos.