Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 9 de novembro de 2014

A importância da privatização para a economia do país.


 O PT sempre acusou o PSDB de ser privativista. Antes mesmo, ainda no governo de FHC, quem não se lembra dos ativistas de esquerda, empunhando suas bandeiras vermelhas em frente da bolsa de valores para hostilizar os pretensos interessados.
   Quem não se lembra daquela foto, veiculada pela imprensa onde um ativista agride um investidor com um pontapé nas nádegas. Ou desses mesmos ativistas promovendo quebra-quebra em frente da Bolsa de Valores onde as ações da estatal a ser privatizada iam ser oferecidas no mercado.
   Pois bem, passados todos estes anos, as empresas privatizadas tiveram enorme ganhos financeiros, não somente no mercado de produção, como também no de ações, onde obtiveram ótima valorização.
   Antes ainda, sobre controle acionário do estado, viviam periodicamente fechando seus balanços financeiros em vermelho. Estavam sempre sujeitas aos interesses políticos nas nomeações de seus diretores, e da burocracia estatal, a exemplo do que tem ocorrido na Petrobras nos últimos doze anos de governo petista.
   A Petrobras nestes últimos anos passou a atender o exclusivo interesse do Governo Petista e de seus aliados mensaleiros. Vejam no que deu, a empresa amarga um dos maiores prejuízos em sua história de fundação. Solapada por desvios de bilhões de reais, suas ações despencam no mercado sem nenhuma credibilidade internacional. Como estatal quem irá pagar o rombo causado pelo assalto em seus cofres, certamente será o contribuinte brasileiro.
   Outro importante avanço causado pela privatização nos áureos tempos de FHC foi na área da telefonia. Quem não viveu neste período, ou não se lembra, é importante citar alguns exemplos de como era antes da privatização.

  Antes da privatização, para conseguir-se uma linha de telefone fixo, era preciso entrar numa extensa fila, sem contar o valor absurdo que havia de ser desembolsado pelo interessado, e o tempo de espera para tê-la em sua casa. A linha telefônica, após sua aquisição, era até declarada no imposto de renda como patrimônio.
   Com a privatização houve a popularização de linhas telefônicas fixas, frente à facilitação em sua aquisição, sem contar da telefonia celular que hoje é uma importante realidade para economia e para os seus usuários.
   Outro caso importante onde à privatização trouxe importantes resultados foi o na da Vale do Rio Doce. Após sua privatização passou a ser uma empresa que tem logrado ótimos lucros e valorização no mercado de ações somando importantes dividendos para seus investidores acionistas.
   Teriam exemplos que poderiam serem citados para engrandecer a importância da privatização na economia de um país, mas irei citar um recente acontecido no governo petista, que sempre relutou em promove-la, inclusive constando em seus estatutos partidários a estatização de empresas e dos meios de produção. A privatização da BR 163.
   Após formalizado a concessão da BR 163, esta virou um canteiro de obras, na recuperação da pavimentação asfáltica prejudicada pelas inúmeras operações tapa buracos promovida pelo estado e sua burocracia endêmica.
   Transitei pela 163 em direção a Cuiabá e pude comprovar a movimentação de máquinas e operários, trabalhando incansavelmente no seu leito carroçável. A privatização foi benéfica por ter tirado da ingerência burocrática do estado, e lançado à recuperação e a futura modernização deste meio de escoação da produção agrícola tão importante para todos nos mato-grossenses.
   Daí afirmar como é importante a privatização para todos os setores da economia brasileira. A privatização de estatais, a extrai da ingerência nociva do estado excessivamente burocrático, constantemente engessado por uma legislação ultrapassada, tomada por diretores nomeados pelos interesses políticos jogando-a no mercado competitivo dos dias atuais.
   É hora de se pensar urgentemente na privatização da Petrobras, para extraí-la das mãos do corporativismo estatal lançando-a no mercado de ações. Certamente quem lucrará com isto é o contribuinte brasileiro e o próprio estado que irá arrecadar muito mais em impostos, podendo investi-los onde mesmo necessita de sua presença, ou seja, na educação, segurança e saúde. Pensem nisto!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.