Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Motos, motociclistas e descontentamentos a parte!


Sábado passado, (04/12) estiveram em visita em nossa sofrida e definhada urbe (veja o resultado do censo), aproximadamente 70(setenta) motociclistas da cidade de Brasnorte. Eles vieram fazendo trilha com suas máquinas e juntos vieram alguns utilitários que apresentaram problemas mecânicos atrasando o percurso, levando-os a chegarem após ter passado algumas horas do horário previsto. Alguns destes motociclistas acamparam no pátio da lanchonete Flutuante outros decerto foram para os Hotéis.
A vinda deles aqui em nossa cidade não deixa de ser uma confraternização entre os amantes do motociclismo esporte que hoje é praticado em todo território Nacional.
Eu e minha Tornado pronto para trilha.
A trilha é algo impressionante e envolvente só mesmo quem já participou de um “rally” por trilhas pode experimentar a emoção de superar os obstáculos a lama e a poeira, que misturando-se ao cheiro da gasolina enche o peito dos participantes de  liberdade e  respeito pela natureza.
A galera amiga do Hally Ecológico-Juara
As motos vão arrancando entre a floresta e pelas estradas esburacadas de antigos carreadores deixados pelos madeireiros, surgindo daí o princípio da solidariedade entre os participantes. Se alguma das motos apresenta um problema mecânico qualquer, logo aqueles que estão vindo atrás vão parando e se juntando para prestar apoio ao colega que está com dificuldades. Os que estão na frente vendo que os que estão atrás demoram, logo retornam para ver o que está acontecendo e assim, acontecem as trilhas no meio de risos e barulho dos motores das motocicletas.
A trilha
Tive oportunidade de participar de uma dessas ida em direção a Brasnorte, quando ainda tinha minha 250 CC Tornado. Juntamos uma turma daqui de Porto e outra de Juara, e juntos partimos em direção a Brasnorte. Como agora também, na época atrasamos nossa chegada, devido há alguns problemas mecânicos de uma “fumaceante” moto conduzida pelo nosso amigo Renato. Rsss...Quem esteve lá deve lembrar! Na ocasião o apelidamos de “mata mosquito”, tudo de forma esportiva e divertida, sem mágoas ou rusgas.
Quando chegamos na Ponte do Rio do Peixe, já próximo de Brasnorte, lá estavam os motociclistas e alguns empresários nos esperando, com caixas de isopor lotadas de latas cerveja, e ali mesmo começou a confraternização entre os amantes do motociclismo.
Chegamos à cidade e uma caravana, e fomos recebidos de braços abertos pelo Prefeito de lá que nos arrumou até uma casa desocupada no centro da cidade para que fossem alojados os visitantes. Quem não quis ficar ali foi para o hotel. Havia muita cerveja, churrasco e a confraternização seguiu noite adentro. Muito divertido.
Depois disto eles retribuíram a visita, e foram da mesma forma recebida aqui em nossa cidade. Lembro que nesta ocasião foi feito uma janta para eles lá na beira do Rio, no local onde localiza o porto de areia. Lembro que na recepção aos visitantes estiveram desde o Prefeito de então, alguns Vereadores e empresários locais, além é claro, dos amantes do motociclismo (nós todos evidentemente).
Nesta última vinda dos amigos de Brasnorte, houve alguma polêmica, não por parte dos visitantes, mas sim daqueles políticos locais que gostam de pegarem caronas com os acontecimentos. Burburinhos e beicinhos a parte, eis que surgi entre os chateados e chatos de sempre, um arlequim que logo partiu em seu ofício oficial, em defesa do ostracismo e omissão dos políticos locais, dizendo que não haviam sido avisados.
Após surgir o comentário no blog oficial, surgiu o desconforto e o questionamento de uma das pessoas que sempre participou de tais eventos sem nenhum interesse político e com razão, bem porque, não havia obrigação nenhuma de pedir bênçãos ao grupelho que comanda o Paço Municipal. Era um evento independente que estava acontecendo, caberia aos políticos de plantão que se informasse como outros se informaram, e fossem receber os visitantes se assim desejassem.
O comentário oficioso veiculado por um determinado blog conseguiu somente a acrescentar desconforto para aqueles que não estão nem aí com a questão política local, somente querem se divertir e curtir a vida sobre duas rodas.
É importante esclarecer, que outrora havia participação dos políticos em recebimento aos visitantes, devida a atuação da própria Secretaria de Educação e Desportos, cujo Secretário da época era o meu amigo Paulo Celso, grande apreciador do motociclismo, tendo até o filho Ícaro como um promissor piloto de “MotoCross”, orgulho de todos nos apreciadores deste esporte.
Esclareço ainda, como já é do conhecimento dos motociclistas locais, a atual administração não é muito ligada a esta prática de esporte. Lembro que em uma ocasião em uma destas idas em trilha para Gleba São João, sofremos muitas críticas de pessoas hoje ligadas ao comando administrativo, atribuindo aos praticantes do esporte como um “bando de arruaceiros”, o que não foi e nunca será verdade.(quem estava lá sabe muito bem a quem estou me referindo ).
Enquanto isto, nos bastidores e arrabaldes da idiota politicagem portenha, os desportistas já  estão preparando para pagarem a visita a Brasnorte e com certeza o único “sinal de fumaça” que irão ver os descontentes, será da moto de outrora do meu amigo marcando a trilha com seu rastro. Rssss...
Divertir é a regra.
E se tudo der certo, irei junto, não “off rold” como eles, mas estarei acelerando a minha “bizinha” pelo asfalto para encontrá-los lá em Brasnorte. Até lá amigos continuem a se divertirem e não dêem ouvidos para os enciumados e sem criatividade políticos que insistem em querer bater continência com o quepe alheio. Ops!!! No nosso caso específico com o capacete alheio, afinal de contas usar capacete é contribuir com a segurança. Até Fevereiro e divirtam-se!!!...









Um comentário:

  1. Antes de surgir comentários no "Blog oficial" Surgiu as criticas do Vereador Ricardinho que aos berros na Camara municipal criticou a prefeita e a sec. de Ass. Social, por não participarem do evento e não receber os visitantes com honrarias. Acredito que a postagem do "blog oficial" foi em resposta a esse parlamentar.

    Não quero me envolver, mas verdade seja dita. Tanto você como o "blog oficial" tem razão, e o único errado foi o vereador que tentou tirar proveito da situação e fazer oposição. Acabou bancando o Dom Quixote, lutando contra mionhos de ventos.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.