Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 11 de novembro de 2012

Em reduzida mais na expectativa.


         Ando meio devagar com este meu bloguinho inexpressível. Sem assunto e tomado pelos meus afazeres profissionais, fico sem criatividade e me recolho na minha insignificância.
         Porém algo tem aguçado minha curiosidade de cidadão, não somente a minha, com certeza também de outros cidadãos portogauchenses. É a formação da equipe administrativa do Prefeito eleito para o próximo ano.
         Tenho ouvido pelas ruas uma grande especulação, de quem ocupará o que, e confesso que será uma grande surpresa para todos se tais nomes vierem a ser confirmados pelo Eleito.
         Meu receio é de que a formação do quadro administrativo ocorra de forma descompromissada com o conhecimento dos escolhidos, simplesmente para contentar alguns interesses políticos e familiares, e se isto vier a acontecer poderá o Prefeito eleito, salvo melhor juízo,  estar cometendo erros corriqueiros de um comum e despreparado administrador público.
         Fui um grande crítico da atual gestão  derrotada nas urnas para aquele que o povo acreditou ser o novo. Gostaria de ver o eleito fazer uma boa administração, já que está comprovado que uma má administração prejudica a todos independentemente de cor partidária.
         O bom gestor administra atendendo os princípios administrativos e o interesse público, é escorado nestes princípios que ele edifica o seu futuro político, sem ter que deixar o Paço respondendo processos e outros aborrecimentos.
         Isto somente será possível se o gestor tiver uma equipe competente, confiável que ele possa contar também nos momentos de crises.  Cercar-se de adversários não é uma boa estratégia, pois eles não estão compromissados com o plano de trabalho pregado pelo gestor por ocasião de sua campanha.
         O gestor que se cerca de Secretários ineficientes e adversários políticos está fadado a uma breve passagem pelo mundo político administrativo. Administrar não é sentar-se em uma mesa rodeado por puxa-sacos e decidir de forma errônea e precipitada.
         Um bom Secretário é aquele que assessora o Prefeito em suas decisões, mostrando para ele que o ato a ser tomado está certo ou errado, sem medo de contraria-lo. Se isto não ocorrer poderá estar comprometendo o futuro da gestão, e com ela o  futuro político do Prefeito que assessora.
         Espero que no futuro, não volte a usar este blogue somente com o propósito crítico. Espero que o gestor eleito que tomará posse no dia primeiro de Janeiro do próximo ano acerte mais do que erre. Conto realmente com isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário está aguardando moderação para depois ser publicado.