Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2013

Estrondos que incomodam.



    Você já deve ter ouvido aquele antigo ditado de que “a liberdade de um termina quando começa a de outro”.

    Este ditado tem muito sentido e se as pessoas pensassem um pouco nele quando fosse tomar alguma iniciativa certamente estariam dando um passo à frente de como portar-se em sociedade. Vocês não acham?!!

    Não é de hoje que ouço as pessoas reclamarem daqueles veículos que saem pelas ruas, ou param em uma esquina qualquer com o som nas alturas incomodando todos da vizinhança.   Sem contar que o gosto destes indivíduos para com a música é completamente um atentado ao bom senso e até mesmo aos bons costumes.

    Mas realmente tem algo que incomoda o cidadão, é quando na madrugada de um feriado ou de um domingo, alguém solta um rojão que ecoa madrugada dentro derrubando as pessoas da cama.

    Bem na hora daquele soninho, sem compromisso com o horário para levantar, explode e ecoa na madrugada incomodando muito aqueles que buscam descansar em seus lares. Solta um, demora um pouco mais solta outro, e depois outro, sem compromisso com a tranquilidade e o sossego alheio.

    Dane-se que tais incômodos estrondos venham anunciando a festa da comunidade católica local, mas que incomoda, incomoda. Eu que sou um cético, não seguidor de nenhuma religião específica, fico incomodado com a falta de consideração com o sossego alheio,  imaginem aqueles que  professam outras fés?!!

    Imaginem se tais madrugadores estrondos fosse de uma outra comunidade religiosa, como daquelas chamadas pelos católicos, como “crentes”, ia ser uma chia total. Já estou até ouvindo falarem “é naquela Igreja onde Deus é surdo...” é eles que estão soltando rojão. Só incomodam... Não seria assim?!!!....

    Não sou contra nenhuma destas Igrejas, seja ela Católica, Evangélica, Espírita etc.... Só acho que tem que pegar leve, principalmente na madrugada de um domingo onde muitos buscam relaxar dormindo até mais tarde. Pense nisso!!! Evitem incomodar as pessoas, que estariam evitando receberem críticas iguais a esta de que estou postando.   E tem mais, esta não é a primeira vez!!!




quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bom senso e coragem.



    Tenho ouvido pelas ruas de minha cidade, que a Prefeitura Municipal não pretende arrumar os trechos internos das propriedades, que dão acesso às casas e sedes de fazenda, sob a alegação que a Promotoria de Justiça proibiu este tipo de assistência. (???).

    Pois bem, primeiramente eu não acredito que o Ministério Público tenha baixado qualquer Lei (bem por que esta não é sua função), resolução ou outro ato qualquer que coloque obstáculo neste tipo de “assistência”.

    Vamos ver pelo lado do bom senso, analisando a situação por alguns aspectos administrativos.

    Primeiro vamos analisar a questão, pela pessoa do contribuinte. Qualquer cidadão tem o direito de ver os seus impostos sendo aplicados em prol da sociedade e do meio em que vive. O proprietário rural, seja ele pequeno, médio ou grande, deve ser visto como produtor de riquezas, gerador de emprego e renda, e principalmente, contribuinte.

    A “patrola” passa frente a sua propriedade, muita destas ocasiões entra dentro dela, para abrir os “desaguadores”, mas lhe nega dar uma simples rapada, naquele "carriador" que chega até a casa do proprietário. É justo?!! Eu acho completamente injusto!!!

    Não é raro, as vans e outros veículos, contratados para o transporte escolar, na zona rural, serem forçados pelo próprio órgão Ministerial a buscarem as crianças estudantes na frente de suas casas, sejam elas filhos de empregadores como de empregados. Estou errado?!!

    Outro exemplo citado por um amigo de outrora em uma deliciosa rodada....puts!!! Esqueci o nome daquele alimento feito com polvilho e recheado com todo o tipo de sabores. Ah lembrei!!!! Tapioca!!! Rssssss. O meu amigo dizia como seria no caso de uma ambulância ser acionada para socorrer uma vítima de uma acidente ou um enfermo?!!! Ela  não poderia entrar dentro da propriedade somente por que é de um particular?!!! Ou seria impedida de lá ingressar somente por não ter acesso?!!! Estas indagações precisam serem respondidas pelo Poder Público?!!

    Pois bem, prossigamos em nosso singelo entendimento, cujo propósito é mostrar aos nobres representantes do povo, que existe esta necessidade e para atendê-la basta agir com bom senso.

    Na minha singela opinião, seria errado, se a Municipalidade, atendesse somente um determinado grupo de pessoas, ou algumas pessoas privilegiadas, mas se atender os proprietários como um todo, dando uma reles “patrolada” em seus "carriadores" de acesso, não haveria mal algum. Esta situação não pode ser vista como ato de improbidade, pois busca atender a sociedade, o contribuinte (neste caso específico da zona rural) como um todo.

    Outro importante aspecto é o fato de que sempre se busca o desenvolvimento do município, e o nosso tem almejado ser a nova (e talvez a última) fronteira agrícola deste Estado, e se portarmos dessa maneira, realmente estaremos atirando contra o nosso maior patrimônio, ou seja,  contra aqueles verdadeiros criadores de empregos e rendas, fazedores de grandes investimentos no setor da produção agropecuária. Quiçá até espantando-os para outros lugares, não é verdade?!!

    Em minha opinião, o Poder Público não pode ignorar esta necessidade, vez que, sem a gorda arrecadação proveniente dos impostos recolhidos pela classe produtora, o Município estaria capengando. Aumentaria o déficit na área da educação, saúde e principalmente na já combalida infraestrutura.

    Há de se indagar o seguinte: Se fosse em uma região de assentamento, o Poder Público agiria desta mesma maneira?!! Tenho certeza que não?!!

    Recentemente postei neste meu insignificante bloguinho, da propositura de um Vereador(a), que indicou a necessidade de se recuperar um trecho de estradas do outro lado do Arinos, local onde é servido por uma balsa. Foi o que bastou, para outros membros da edilidade local, criarem a maior polêmica quanto esta propositura, alegando que o trecho em questão pertencia a outro Município (como de fato pertence), sem considerar a importância estratégica para o nosso em recuperar aquele trajeto.

    Então o que estaria faltando, isto eu volto afirmar, em minha singela opinião, é o bom senso administrativo em resolver estas necessidades que somente beneficiariam o Município como um todo.

    Se tiverem receios da legalidade ou não deste tipo de ação, é só enviar para a Câmara Municipal um Projeto de Lei criando um programa para este fim, obtendo da Casa, onde se assentam os Lídimos Representantes do povo autorização para assim procederem. Se não o porque então de se existir na estrutura administrativa Municipal a Câmara de Vereadores?!!! Não é verdade?!!!

    Vontade, coragem, boa fé e principalmente bom senso, somente isto que falta para resolver os problemas de ordem pública.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Memorias de outrora.



     O vento sopra lá fora, amenizando o calor mato-grossense, no céu claro sem nuvens a Lua brilha intensamente.

    No asfalto ouve-se o ruído de folhas secas sendo empurras de um lado para outro, fazendo-me lembrar das noites frias de julho em Assis interior de São Paulo.

    Um Jovem de cabelos negros e encaracolados subindo uma das ruas de sua cidade, as mãos geladas enfiadas no bolso de um singelo casaco em busca de um pouco de calor. Os olhos avermelhados de um sonhador, assobiando uma estrofe de um roque qualquer.

    Cascas de vagens secas de sementes das “sibipirunas” estalam sob seus pés, quebrando o silêncio do seu coração, ao longe se escuta a batida e o toque melancólico do relógio da Catedral, anunciando que está na hora de se recolher.

    O vento frio espantou as pessoas das ruas, todos estão enfurnados em suas casas talvez em baixo de um cobertor. O cargueiro buzina nos trilhos da antiga sorocabana ecoando noite adentro.

    Chega-se a Ferroviária pela Rua Brasil, dobra-se a Bonfim abaixo para chegar naquela casa. Olha em volta tudo está diferente. A casa não é a mesma, seus pais já a muito se foram, a cidade é completamente estranha para aquele momentâneo e saudoso sonhador.

    Há somente fragmentos de memórias que ainda persistem em fazer lembrar que um dia bem distante no passado caminhava à noite retornando para casa.

    Hoje não há cabelos encaracolados, somente uma reluzente calvície e alguns renitentes cabelos brancos.Sulcos começam a brotar em seu rosto marcas de um tempo que insiste em passar.

    Quando jovem era loucamente amado pelas mulheres de todas as cores e tons, pois as amava também como elas queriam serem amadas.

    Restou-se somente memórias fragmentadas em seu eu de outrora. Ainda pode escutar a buzina do cargueiro que agora já soa em um passado a muito distante.





Paraguai, Mercosul e a lição de democracia.



     Há alguns tempos atrás, quando o padreco esquerdista que presidia o Paraguai fora cassado, o Brasil, Argentina e outros países integrantes do Mercosul, resolveram punir aquele país suspendendo-o do bloco onde era integrante desde de sua fundação.

   Com esta manobra, o Brasil e Argentina, conseguiram trazer para integrar o Mercosul,  a Venezuela de Chaves, cujo ingresso no bloco tinha a resistência do Paraguai.

    Agora passado um ano de todo este episódio, os bolivarianos do Mercosul reuniram-se para aceitar que o Paraguai retornasse ao bloco. O Paraguai deu exemplo aos demais de como uma nação democrática deve agir nessas condições, simplesmente recusou convite pela presença da Venezuela no bloco, mostrando ao Governo Brasileiro e ao Argentino que não é objeto de manipulação.

    Parabéns ao Governo Paraguaio!!! Confesso que tinha repulsa por este país, e hoje prostro-me em admiração pela lição de democracia que esta impingindo as demais republiquetas integrantes do Mercosul. Estou estava errado!!!

    Chupem mais esta esquerdistas mensaleiros!!! Aprendam com o Paraguai o que é ser uma República respeitada.

    Caso contrário continuem a cair de quatro para o cocaleiro bolivariano Evo Morales, Venezuela e outras republiquetas mais!!!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Inimigo de todos nós.



    Você sabe qual é o maior inimigo do Povo Brasileiro e do Brasil?!! Com esta pergunta inicio minha postagem de hoje.

     Todos no mundo tem algum tipo de inimigo, não é verdade!?! A exemplo disto os Estados Unidos (USA), possuem inúmeros espalhados pelos quatros cantos do planeta, principalmente no Oriente Médio nos países considerados de maioria muçulmana.

    O Estado de Israel pequena Nação Judaica, vive cercado por inúmeros inimigos que declaram alto e bom tom sua destruição. Vez e outra, um louco se enrola em explosivos somente para atacar e causar dano ao povo Israelita. Outro exemplo clássico que vem sendo noticiado pela mídia, é a situação política do Egito, dividido por interesses tribais e religiosos, que vem causando o caos naquele país.

    Existem adversários e inimigos históricos na política e até mesmo no futebol. Na política um outro exemplo clássico de inimizade que culminou com a agressão de um Deputado por um ex-prefeito que foi noticiado exaustivamente pela mídia mato-grossense, como o “caso da borduna”.

    O governo brasileiro tem criado Leis e regulamentos que tem causado grandes transtornos aos governados de um modo geral.  Citarei um exemplo vivo que vem afligindo os proprietários de terras que é o georreferenciamento.  

    Tenho visto inúmeros proprietários de terras, que gastaram uma considerável quantia com o preparo do georreferenciamento e depois de protocolizado perante o órgão público federal (INCRA), encarregado por lei de sua certificação, passam a  viver um enorme transtorno. O INCRA simplesmente não expede o certificado criando inúmeros obstáculos.

   Tem proprietários ingressando com mandado de segurança, contra o Superintendente do órgão, com o fim de conseguir a certificação de suas áreas rurais. Fiquei sabendo que mesmo com a liminar em mãos, funcionários do INCRA encarregado da certificação, criam obstáculo, inventam que faltam documentação para não cumprir o objeto da decisão liminar que nada mais é a expedição do certificado exigido por Lei.

    Ouvi falar também, que se não sair um “cafezinho”, que neste caso específico é um “cafezão” de proporções coloniais, a coisa não anda nem como reza braba. Somente no famoso “jeitinho brasileiro” para conseguir o que a Lei determina.

    Outro exemplo clássico, que tem criado variados transtornos a empresas e produtores rurais, é a licença ambiental exigida por lei, para o exercício de qualquer atividade produtiva neste país. Em nosso caso específico, tal licença seria para ser expedida pela SEMA, órgão estatal encarregado de sua expedição. Porém cai na mesma situação relatada a pouco, ou seja criam uma enorme infinidade de obstáculos, sentam em cima dos projetos para enlouquecer quem deles precisam, decerto com o propósito de conseguir aquele velho e saboroso “cafezinho”.

    Haveriam inúmeras situações que poderiam serem citadas como exemplo de como o Estado, através de seus órgãos públicos, cercam aqueles que pretendem produzir, com obstáculos e exigências burocráticas criadas por Leis e Regulamentos a fim de simplesmente impedir que estes, prossigam no seu caminho de produzir riquezas e prosperidades.

    A burocracia estatal estendeu seus tentáculos ainda mais, com a chegada do PT ao comando deste espoliado país. Os interesses cartoriais sobrepujam sobre o interesse particular de modo engessar completamente os meios de produção.

    Vocês irão perguntar e daí?!! Qual é o inimigo do povo brasileiro e do Brasil?!!

    Ora com o governo e suas instituições agindo como estão não precisamos de inimigos!!! Não precisamos de catástrofes!!!

   Com um governo sempre conspirando contra nossa liberdade, anistiando países estrangeiros de suas dívidas de crédito do Estado Brasileiro, aliando-se a Ditaduras quem precisa de mais inimigos?!! O maior inimigo do Brasil e do seu povo é indiscutivelmente o Governo Brasileiro e suas instituições públicas.

    Falam em reforma política, mas é preciso fazer também uma reforma institucional administrativa, execrando de vez as práticas burocráticas que somente dão margem a corrupção.

    Precisamos de uma reforma ampla, geral e irrestrita em todos os aspectos institucionais deste país, ou continuaremos a patinar sem chegar a lugar algum.

    Como disse uma vez o poeta Khalil Gibran “oporemos ao mal um mal maior, e diremos: É a lei? E combateremos o vício com um outro vício pior, e diremos: É a moral? E lutaremos contra o crime com crimes mais cruéis, e diremos: É a justiça?

   Ou mudamos de vez aquele “jeitinho brasileiro” enraizado em nossa cultura, ou encalharemos a nau no primeiro banco de areia deste mar pútrido da corrupção.