Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2012

Eu também conheço cada um de vocês!!!


      E o nosso reino encantado como andará?!! Como vocês eu estou muito curioso em saber qual será a equipe do Prefeito eleito Baixinho Piovesan.
    A curiosidade é normal, afinal de contas o nosso destino estará nessas mãos para os próximos quatro anos.
   Nossa cidadezinha Portenha, já sofreu muito em sua história política, vezes mau gerida, outras espoliada e assim por diante. Mau cicatriza um velha ferida e outra aflora deixando o povo perplexo e boquiaberto.
      Política e assim mesmo, sempre haverá especulação e no nosso caso especificamente é natural que surja comentários sugestões e apostas. Em um momento é um, outro momento é uma, em seguida já é outra e ninguém entende a situação. Afinal de contas existe uma equipe política administrativa ou não?!!!
     Está situação trouxe de volta até o riso estridente daquele velho conhecido bruxo, cuja Rainha fora relegada pelo voto dos aldeões!!! Não é que esta semana tornei a ouvi-la pelas ruelas desta cidadela!!!
    Ele deve estar muito contente e satisfeito com a situação, ao contrário daqueles que apostaram em uma inovação radical na política local. Ouvi falar que ele já esta preparando a princesa para assumir em um futuro próximo o reino encantando dos violeiros apaixonados.
    Até Joaozinho que andava triste e cabisbaixo, voltou a sorrir, vendo a oportunidade de achar o caminho de volta mesmo sem as migalhas que os pássaros se fartaram.
    E eu, como sempre estarei aqui, usando este bloguinho de “titica” para importuná-los, afinal de contas estamos todos vivos, e como tal, vigilante com os destinos deste nosso vilarejo.
      A carruagem negra, puxada por cavalos negros, conduzida pelo nosso histórico bruxeco de risada estridente ainda circula pelas ruelas esburacadas do vilarejo, e como já havia dito antes, este voltou a sorrir e ter esperanças com a nossa princesinha e herdeira do trono.
     Ainda bem, eu já estava preocupado pela falta de assunto, já começarei a afiar minhas unhas para digitar estorinhas bestas, e cutucar a classe política local, afinal de contas, como dizia aquele musiquinha de campanha, “eu conheço cada um de vocês”!!! rsssssssssss.


sábado, 17 de novembro de 2012

Um pequeno pedaço, de muitos que ainda virão.


         Nesta quinta feira, feriadão dirigimo-nos para frente da porteira Fazenda Chaparral do amigo Volmir, onde nos esperavam com um delicioso churrasco, com direito até uma dupla de violeiros.
         No rosto de todos, estava estampado um sorriso enorme de satisfação, pois a tão sonhada pavimentação asfáltica da MT 338 historicamente conhecida por “Baiana” havia iniciado e estava pronto um trecho de 20 Km.
         Estavam presentes os membros da Associação dos produtores talvez a grande responsável pela conquista, autoridades municipais e estaduais, como os Deputados José Geraldo Riva e Luciane Bezerra.
         Um dos produtores da diretoria da Associação em prol da pavimentação asfáltica da Baiana, Senhor Walter Rozolin, chamando-me do lado, me confessara, sobre a grande importância do empenho do Deputado Riva naquele pequeno passo, e realmente vi em sua conversa um imenso tom de sinceridade.
         Devo reconhecer que o Deputado Riva foi um incansável combatente para que aquele feito acontecesse. Ele era a cunha que forçava uma brecha na falta de interesse governamental. Para ele fica aqui nossos agradecimentos.
         É apenas um pequeno pedaço de pavimentação, mas para nós que, desde os idos de 1984 aguarda a pavimentação MT 338(Baiana), é de crucial importância.
         Confesso, e para quem acompanha meu blogue e minhas opiniões veiculadas por alguns “sites”  regionais, sabem que fui um grande crítico da falta de iniciativa da nossa classe política em lutar pela pavimentação da rodovia.
         A Baiana em minha opinião é a principal artéria de acesso a capital do estado, para nós que vivemos no Vale do Arinos, e em um futuro próximo  para aqueles municípios do extremo norte, como Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes, que tenho certeza descerão rumo a Juara para logo mais pegar a Baiana em direção a Cuiabá e ao sul maravilha.
         É de se repetir a célebre frase de  Neil Armstrong quando pisara no solo lunar,  para tentar explicar a importância deste acontecimento para nós desta região -“Este  é um pequeno passo para o homem, mais um grande passo para humanidade” (1969).
         Para nós este pequeno trecho da baiana realmente é um começo, um pequeno pedaço, mais um grande pedaço para todos nós do Vale do Arinos.

domingo, 11 de novembro de 2012

Em reduzida mais na expectativa.


         Ando meio devagar com este meu bloguinho inexpressível. Sem assunto e tomado pelos meus afazeres profissionais, fico sem criatividade e me recolho na minha insignificância.
         Porém algo tem aguçado minha curiosidade de cidadão, não somente a minha, com certeza também de outros cidadãos portogauchenses. É a formação da equipe administrativa do Prefeito eleito para o próximo ano.
         Tenho ouvido pelas ruas uma grande especulação, de quem ocupará o que, e confesso que será uma grande surpresa para todos se tais nomes vierem a ser confirmados pelo Eleito.
         Meu receio é de que a formação do quadro administrativo ocorra de forma descompromissada com o conhecimento dos escolhidos, simplesmente para contentar alguns interesses políticos e familiares, e se isto vier a acontecer poderá o Prefeito eleito, salvo melhor juízo,  estar cometendo erros corriqueiros de um comum e despreparado administrador público.
         Fui um grande crítico da atual gestão  derrotada nas urnas para aquele que o povo acreditou ser o novo. Gostaria de ver o eleito fazer uma boa administração, já que está comprovado que uma má administração prejudica a todos independentemente de cor partidária.
         O bom gestor administra atendendo os princípios administrativos e o interesse público, é escorado nestes princípios que ele edifica o seu futuro político, sem ter que deixar o Paço respondendo processos e outros aborrecimentos.
         Isto somente será possível se o gestor tiver uma equipe competente, confiável que ele possa contar também nos momentos de crises.  Cercar-se de adversários não é uma boa estratégia, pois eles não estão compromissados com o plano de trabalho pregado pelo gestor por ocasião de sua campanha.
         O gestor que se cerca de Secretários ineficientes e adversários políticos está fadado a uma breve passagem pelo mundo político administrativo. Administrar não é sentar-se em uma mesa rodeado por puxa-sacos e decidir de forma errônea e precipitada.
         Um bom Secretário é aquele que assessora o Prefeito em suas decisões, mostrando para ele que o ato a ser tomado está certo ou errado, sem medo de contraria-lo. Se isto não ocorrer poderá estar comprometendo o futuro da gestão, e com ela o  futuro político do Prefeito que assessora.
         Espero que no futuro, não volte a usar este blogue somente com o propósito crítico. Espero que o gestor eleito que tomará posse no dia primeiro de Janeiro do próximo ano acerte mais do que erre. Conto realmente com isto!