Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

INCÊNDIOS & QUEIMADAS

INCÊNDIOS & QUEIMADAS.



Todos os anos é a mesma coisa. De repente uma fumaça negra surge no horizonte, e como diz o ditado “onde há fumaça há fogo”!



Alguns dias atrás estava eu na frente da televisão, quando assisti uma reportagem sobre a poluição em São Paulo. O repórter entrevistava um desses ditos especialista no assunto, que então lhe respondera que realmente existia a poluição na Capital Paulista, porém acima desta camada havia uma outra mais densa que estava impedindo que a poluição local se dissipasse. Segundo o dito especialista, está outra camada de poluição era a fumaça vinda do centro oeste das queimadas.



Novamente nós da região centro oeste estamos levando a culpa pela poluição dos outros. São Paulo sempre foi poluído, devido aos gases expelidos pelos milhares de chaminés das indústrias locais e dos milhões de escapamentos dos veículos que lá circulam diariamente. E agora nós que somos culpados?! Só resta agora nos culpar também pelo devastamento da mata atlântica e pela poluição dos Rios Pinheiros e do Tiête?!



Primeiramente é importante esclarecer, que a maioria dos focos de incêndios ocorridos na região centro oeste, precisamente no Mato Grosso tem sua origem nas margens das rodovias, sejam elas de jurisdição do Governo Federal como do Estadual, quando não em alguma reserva ou parque nacional. Por que disto tudo?!



É importante esclarecer que existem margeando as rodovias uma faixa “non aedificandi” ¹, que caberia ao Poder Público sua conservação, já que é de seu domínio. Porém não é isto o que acontece.



Como tudo neste País que está sob o domínio estatal é um desastre, pois o Estado (União, Estado Membro e Municípios) quando se trata de administrar é uma verdadeira lástima, a coisa fica abandonada e basta uma fagulha originada de um escapamento ou uma “bituca”² de cigarro, para que o fogo surja na vegetação ressequida pela seca e levado pelos fortes ventos desta época se alastre pelas propriedades lindeiras causando um verdadeiro transtornos para os seus proprietários. Caberia ao Poder Público a limpeza desta faixa, com o intuito de evitar este tipo de desastre. Mas não faz, estão mais preocupados em impingir multas e arrecadar vultosas quantias para enriquecer ainda mais os Políticos e Administradores corruptos.






Lá vai o proprietário correr com máquinas e pessoal para conter o fogo cuja causa é a desídia do Poder Público. Depois de contido e somado os prejuízos aparece então o Estado nestes casos representado pelo IBAMA, SEMA, Força Nacional e o por último o Ministério Público para, chamar na responsabilidade aqueles que não tinham interesse algum em ver suas pastagens, cercas e outras benfeitorias consumidas pelas chamas.



Também há aqueles proprietários desidiosos que ao limpar suas pastagens sem o devido e necessário cuidado coloca fogo no mundo, porém acho que estes nos dias atuais são raros. Sem contar do “espírito de porco”, aquele vagabundo que passa lá e de posse de um “binga”³ ou um fósforo causa o maior desastre para todos os proprietários que não desejavam o incêndio.



Primeiro vem o órgão de fiscalização, (Sema, Ibama e etc...ostentando grande poder bélico) impingindo ao proprietário, como este fosse responsável, altíssimas multas. Depois o mesmo proprietário tem que se ver respondendo um processo por crime ambiental, sob o comando do Órgão Ministerial. E lá vai ele novamente gastar dinheiro para se defender, por aquilo que não teve nenhuma participação.



Depois de tudo isto ainda somos obrigados a ouvir na mídia, que os incêndios são causados pelos produtores e criadores de gados para limpeza de pastagens. Mal sabem eles como o fogo é danoso para o proprietário.



Chateia ouvir um idiota falar em cadeia nacional, que a bosta do boi está contribuindo com o efeito estufa, e propagando que temos que mudar o nosso hábito alimentar.



O mais revoltante de tudo isto, é que aqueles que se elegem dizendo ser representante do Produtor Rural, bem como os órgãos de classe CNA/Famato permanecerem em seu costumeiro e cômodo silêncio. Somente aparecem para pedir voto em época de eleição e para arrecadar a contribuição anual.



Nilton Flávio Ribeiro. (agosto de 2010).



1. Termo Latim que significa vedado edificar.



2. O mesmo que ponta de cigarro.



3. O mesmo que isqueiro.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOVAMENTE OS TRAÍRAS.



O candidato Serra e os traíras tucanos.

Como ocorrera com Alkimin nas eleições passadas, agora quem está sendo vítima dos “companheiros” traíras é José Serra. A tucanada não está assumindo sua campanha, e a Dillma vem nadando de braçada.

De uma insignificante e desconhecida candidata, (o poste de Lulla), à líder nas pesquisas eleitorais, Dillma, sai do anonimato para o mundo, e provavelmente irá governar o Brasil, por um bom período. Destaca-se por associar a canalha da política brasiliense, entre eles Sarney, Collor, Jader Bardalho e outras figuras conhecidas no reduto de mensaleiros.

A petralhada se diverte com a cara da oposição, pois certamente irão continuar no poder, desfrutando das regalias dos cargos e do dinheiro público carregados aos milhares em malas, meias e cuecas. Lulla o fabricante de postes, ri com aquele riso maroto e barbudo, de quem tem o povo com as mãos em seu ombro, conduzindo-os pelas ruelas da ignorância, cegos e trôpegos em idiotices e crendices, que somente se encontra em um país de terceiro mundo.

E os tucanos acovardados se escondendo do confronto, abandonam o candidato majoritário em busca das migalhas que certamente cairão da mesa dos petralhas e de que irão fartar os traíras projetos de futuros mensaleiros.

Como está se portando Aécio Neves em Minas?! Como estará se portando Beto Richa no Paraná?! Não sei! Só sei que as informações que chegam até os reles mortais, são que a “trairagem” está prevalecendo novamente no tucanato brasileiro.

Espero que mudem o comportamento, pois ainda há tempo, caso contrário iremos pagar um alto preço pela covardia daqueles que só pensam em se ajeitar no mundo político e do poder.

Quando a censura bater em nossa porta, acompanhado de truculentos policiais da ditadura, lembraremos de como era bom viver sob as asas da verdadeira liberdade. Quando o MST, invadir uma a uma as diversas propriedades privadas deste país, certamente lembraremos que um dia fomos livres e vivíamos em um estado de direito. Quando entrarem na fila do bolsa miséria para retirar seu cartão, certamente lembrará como era bom ir ao Supermercado e poder escolher uma diversidade de produtos.

Receio que mandaremos para Brasília, para integrar o Congresso Nacional, os velhos mensaleiros governistas de sempre, que certamente irão aprovar Leis restritivas ao nosso direito de ir e vir, suprindo aos poucos a nossa tão preciosa liberdade, em troca de malas recheadas de reais e de uma gorda conta em um paraíso fiscal qualquer.

Se o Brasil vai eleger Dillma como demostram as pesquisas, vamos dar a ela um Congresso oposicionista, a fim que possamos resguardar os nossos direitos individuais adquiridos com a o atual arcabouço legal.

Para aquelas velhas figuras macabras e governistas, que sempre votaram e continuarão a votar contra os interesses da democracia, dêem-lhes um cartão vermelho, mandando-os para casa, de onde nunca deviam ter saído. Lembrem-se bem, a democracia é boa e não engorda os corruptos, desde que seja bem exercida.

Nilton Flávio Ribeiro (muito preocupado)









segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FESPEVA, ZUMBIS E CONVENIÊNCIA.


FESPEVA, ZUMBIS E CONVENIENCIA.
E o FESPEVA deste ano?! Minguou?! É a coisa tá feia mesmo, o evento que vinha sendo realizado com freqüência deu água. Porque?????
Faltou premiação?! Já sei é culpa do Revelino!!! Quem mandou prometer um carro no primeiro premio, não é verdade?!.. Rssss...Ainda bem que estão esquecendo de mim. Não mais fechei as emissoras de rádios clandestinas! Pera aí! Agora que estou pensando em fechar a Rede Globo de Televisão!!! Rssss... Quiçá o Congresso Nacional!..
Pessoal, tenho que mudar meus modos, parar de criticar os detentores do poder, seja a nível municipal, estadual e federal. Não é que a “Luz para alguns” chegou nas proximidades de minha fazenda e parou. Quem manda bater no Lula!!!  No Blairo, no morto vivo!!! Falou mal não ganha luz. Rssss... Vou parar de bater na Prefeita, quem sabe se assim a Luz chega lá na minha fazenda.
Sabe de uma coisa, para que eu quero Luz!!! Posso passar muito bem sem luz, mas não posso passar sem chegar o “borraio” nos “home”. Nos “home” e nas “muié”!!! Pensou que ia ficar de fora é?! Não vai ficar não tem “borraio” para todos os gostos.
Este termo “borraio”, bem caipirado assim, foi muito usado por um amigo meu, no passado quando então sentava no trono deste reino encantado. Sabe de uma coisa?! Vou chegar o “borraio” nele também, afinal de contas ele é um grande responsável por eu não ter Luz em minha fazenda!.. Além do mais ele está apoiando aquele zumbi mensaleiro. Ele e sua trempe parlamentar. Rssss...
A campanha está na rua, cada qual com seu candidato. Quem pagar mais leva...apoio, é assim que a coisa funciona. Mostrou os dólares, as carruagens amanhecem decoradas, com uma infinidades de declaração de amor pelo povo. E os “slogans” então!!! Os zumbis aparecem de quatro em quatro anos, para alimentar-se do cérebro dos aldeões, do reino encantado dos violeiros solitários.
Tem um zumbi destes, outrora votado em outro partido, agora surge convenientemente em nova sigla em busca do voto do eleitor incauto. Pega um punhado de moedas injeta em um líder qualquer e pronto a campanha está na rua.
Um dia deste passado, um Ilustre Parlamentar, vendo que eu não apoiaria seu candidato, me indagou se eu não estava gostando de andar sobre asfalto?! Respondi que sim, e que estava pagando um alto preço por isso, além dos impostos que recolho quando vendo uma carga de vacas ou de bezerros (FETHAB), agora terei que contribuir também para a pavimentação de estradas. Aliás, faço um questionamento aqui, quanto que o parlamento municipal irá contribuir para a pavimentação asfáltica??? Será que eles abrirão mão da verba indenizatória que recebem todo o final de mês do erário público?!!
O produtor já exprimido pela grande carga tributária, novamente terá que enfiar a mão no bolso para que seja asfaltado uma estrada, enquanto o Governo seja do Estado como o Federal, gasta milhões com a campanha de seus candidatos. Não é revoltante?! Daí vem um energúmeno que se diz autoridade, ou melhor expressando “otoridade” e acha no direito de querer cobrar apoio a seu candidato. Vá a PQP!...
Aconselho a todos que não votem em candidatos do Governo. Protestem, pelo menos uma vez na vida não sejam bois de cangas. Se rebelem e não votem em candidatos atrelados no poder. Mostrem independência. Caso contrário aceitem a mordida do zumbi em seus cérebros.
Vou chutar o pau da barraca. Doa a quem doer.
Nilton Flávio Ribeiro.




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A influência da Mídia no jogo Político



Tenho acompanhando o desenrolar da campanha dos presidenciáveis na incansável corrida pelo Palácio do Alvorada, com muita preocupação. O povo brasileiro, estará votando em um produto de “marketing” e não em idéias ou propostas como outrora acontecia.

Não é atoa que Dillma está liderando nas pesquisas eleitorais, após plásticas e lipo, ajeita ali e acolá, muda-se o penteado, e injeta um pouco de dinheiro (neste caso milhões) e pronto, é o que basta para vender uma imagem falsa aos incautos e desinformados eleitores.

Sabemos que grande parcela de nossa população apta ao sufrágio é desinformada de berço, para não dizer analfabeta, e outra grande parte foram forjadas dentro das escolas e universidades públicas, que ainda acreditam que o socialismo de Lulla, Fidel, Hugo e Evo Moralez é a melhor forma de Governo, mesmo que para isto entreguem suas liberdades e de quebra a liberdade dos outros. Puro ativismo arcaico fruto de absoluta cegueira política moldado por um falso nacionalismo.

Nesta campanha, tenho visto também, que os candidatos a Deputados Federais, que buscam a reeleição, (exemplo disto o nosso histórico zumbi) estão se destacando com distribuição de propagandas são aqueles que fazem parte da bancada governista e os históricos mensaleiros. Realmente o governo petista aprendeu a fazer campanha.

Nosso futuro está incerto, temo que as liberdades democráticas que no passado buscamos com os nossos movimentos estudantis, estão perto de sucumbir pelos interesses políticos e principalmente econômicos dos candidatos que o povo elegerá. Quando isto acontecer, será tarde, seremos marcados como gado e monitorado como aves de arribação.

Presos em nossa insignificância sentado frente a uma televisão estatal, ou outra financiada pelo dinheiro público, assistindo um tele jornal maquiado e esperando a próxima novela, sem senso crítico e a mercê de um regime político fantasioso e dominados por verdadeiros demônios.

Demônios estes que com suas línguas bifurcadas propagarão a mentira com tanta eficácia que levará os marcados alienados a acreditarem que suas vidas inúteis são uma dádiva divina, e o enxofre inalado um suave perfume. Serão como animais cevados que de posse de um cartão com o número qualquer, terão acesso a alimentação em cotas estrategicamente racionada. E dirão isto é Justiça!!! Isto é vida!!!

Para aqueles que ousarem a falar contra o inferno e contra os demônios que os controlam, restará o canto escuro de uma fétida prisão e o confisco dos seus parcos bens. Seus familiares não terão mais acesso aos cartões e a ração periodicamente distribuída. A nossa liberdade se resumirá em um inútil programa de televisão.

Acorda Brasil! É preferível passar fome com liberdade de que ser privado dela e continuar a passar fome, vivendo como bestas presas na nossa insignificância. As eleições estão próximas, não votem por aparência, mas sim em programa de governo. Mandem os mensaleiros para casa. Caso contrário aceitem o número e a canga e junto com ela a marca da chibata em seus lombos.


Nilton Flávio Ribeiro.





quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CAÇANDO PACA. (FOI ASSIM QUE ME CONTARAM.)

De caçador a caçado.


Um conhecido meu, me contou recentemente que em uma certa ocasião, fizera um poleiro(1) próximo a um pé de Tucumã(2), onde estava caindo seus frutos (cocos), e assim freqüentados pelas Pacas que muito aprecia está iguaria.

Montou seu jirau(3) não muito alto e lá acomodando-se a espera de sua almejada caça. Não demorou muito para escutar o ruído do caminhar do roedor saltitando sobre a cobertura de folhas secas que se acomodava no chão da floresta, que aos poucos ia aproximando acobertado pela escuridão da noite, em busca dos suculentos cocos ao pé do Tucumã.

O nosso personagem, ficou imóvel a espera de sua caça, com uma das mãos segurava firmemente sua espingarda cartucheira calibre 32 e com a outra o farolete, pronto para ser aceso em direção do animal que certamente iria se colocar sob sua mira para saborear os cocos maduros caídos naquele local.

Enquanto esperava pacientemente pela caça, ouvindo o ruído de seu caminhar pela mata, o caçador imaginava como iria prepará-la, se a fritaria como de costume ou a assaria. Sua boca inundava de saliva só de pensar naquela saborosa iguaria muito apreciada pelos caboclos e sertanejos de quase toda região deste imenso Brasil.

Quando o ruído do caminhar do bicho cessou, sendo substituído pelo peculiar barulho que o animal faz ao roer o coco, o caçador viu que era o momento ideal de acender seu farolete, focando a caça nos olhos para em seguida disparar sua arma. Poou!!!... O tiro ecoou pela floresta, seguido do cheiro de pólvora e do silêncio profundo da noite.

O caçador conseguira seu intento, e a caça fora abatida. Porém quando ensaiava para descer do poleiro, escuta novo ruído de um caminhar sutil sobre as folhas secas no chão, que também vinham em direção a ele. Pensou o caçador, que aquela noite seria de sorte, pois não somente levaria uma Paca para sua casa, porém duas, e as fritando com muita banha teria mistura para toda aquela semana.

Permaneceu imóvel no poleiro a espera da segunda caça que em sua direção se movia, porém aquele ruído sutil, não parecia ser o feito pelo caminhar do roedor, muito conhecido daqueles que caçam em esperas embrenhados na mata e acobertados pelo manto da noite. Estes aprenderam a conhecer o animal somente pelo ruído de seu caminhar sobre folhas secas acomodadas no chão da floresta.

Sua experiência de velho caçador naquele momento o deixara pouco confuso, e este indagara em pensamento e consigo mesmo: - Seria outra Paca???

Esta caça porém vinha de outro lado donde estava trepado, o que o impedia de focar sem comprometer o seu tiro, pois a pequena árvore onde amarrara o seu poleiro o impedia de ter uma boa mira. Isto o levou a permanecer imóvel, pois momento antes havia substituído o cartucho de sua espingarda por outro carregado. Agora só restava ao caçador escutar até que a caça se colocasse no local adequando para ser abatida.

Aguçando seu ouvido o caçador pode notar que a caça, dirigiu-se em direção de onde estava empoleirado, se posicionando bem abaixo do caçador, o que também lhe impedia em atirar, já que seu poleiro não era muito distante do chão. Pacientemente o caçador aguardava o momento certo para abater sua caça, permanecendo imóvel para não espantá-la.

O frescor da noite trazia um suave perfume de flores, que entrava pelas narinas do caçador acobertado pela escuridão da noite sem luar. Foi quando sentiu que o poleiro onde estava acomodado deu um leve balanço, como se algo nele apoiara, ouvindo o ruído do animal fungando como se farejasse algo.

O caçador se indagou novamente, o que seria aquilo, pois nada lhe parecia, mesmo assim e impelido pela curiosidade permaneceu imóvel. Momento em seguida viu o ruído do caminhar da caça, que saindo de baixo do seu poleiro foi em direção aos cocos, onde já estava abatida a outra Paca, foi quando o caçador acendeu o seu farolete na direção daquilo que até então acreditava ter sido mais outra Paca, e viu o lombo de uma enorme Onça Pintada que havia abocanhando a Paca abatida e já se preparava para sair do foco da lanterna para se embrenhar na selva.

O Caçador não hesitou, apontou sua arma disparando-a em direção a Onça, que largou a presa abatida anteriormente e fugiu em direção a escuridão da noite soltando um grande e intimidador esturro.

Cessando o ruído da fuga do grande felino, o Caçador sentiu seu coração disparar, quando descobriu que a Onça, posicionou bem baixo do poleiro em que estava, e nele apoiando chegou a varejá-lo, pois ele pode até sentir sua respiração.

O velho mateiro quando me contava sua história, me disse que Deus realmente existe e cuida dos seus filhos, pois a feroz e faminta onça o podia muito bem tê-lo agarrado e o puxado do poleiro com suas afiadas unhas, porém sentido o cheiro do sangue da Paca por ele abatida, deixou sua presa humana para em seguida abocanhar a caça anteriormente morta pelo caçador. Tenho certeza que homem naquela noite aprendeu mais uma grande lição em sua vida de que a caça pode salvar o caçador.


Nilton Flávio Ribeiro.
_____________________________________________
1 Armação feita com varas de madeira, próximo a um pé de fruta, para espera e caça de animais silvestres, muito comum em regiões de mata.

2 Espécie de palmeira com caule espinhoso muito comum nas matas de nossa região.

3 Outra denominação dada pelos sertanejos para armação descrita no número “um” desta nota. Também chamado de poleiro.





segunda-feira, 2 de agosto de 2010

É CULPA DO ANTECESSOR.


De novo a culpa é do antecessor.
É um grande absurdo! Somente isto para explicar as declarações da candidata Dillma, ao referir-se ao caos no atraso dos vôos ocorrido neste início da semana. Não é que a boquirrota culpou FHC!!!
Por favor, alguém acorde esta candidata e explica para ela que já vai fazer 08(oito) anos que o Brasil está sendo comandado por Lulla e seus companheiros petistas. Ela ajudou a governar o País nestes últimos anos, será que ela esqueceu?!
É aquela velha desculpa de culpar os outros pela própria incompetência. E ainda tem pessoas que são apaixonadas por esta gente. Serra neles!!!
Nilton Flávio Ribeiro

LOIRA DA FIGUEIRA.

Assombração?



Pois é, recentemente fiquei sabendo que em nossa pequena cidade de Porto dos Gaúchos está ocorrendo aparição de fantasmas.



Se já não bastasse a assombração da crise econômica, da crise administrativa, do desemprego, da falta de expectativa, da eleição da Dillma, agora também temos uma assombração. E não é uma assombração qualquer, é o fantasma de uma mulher loira. A loira do pé de figueira.



A aparição recebeu este nome por ter sido vista próximo ao pé de figueira existente de fronte ao Hospital Municipal. Tem muita gente desviando daquele local a noite para evitar encontrar a alma penada.



Eu particularmente acho que deviam de passar por lá sim, e verificar se a fantasma é loira mesmo. Sugiro que aqueles que tiveram o privilégio de vê-la sob o pé da frondosa figueira, quando a virem novamente contem-lhe uma piada, se ela demorar em rir, pode ter certeza que é loira mesmo. (sem ofensas as diversas loiras de minha cidade).



Imaginem uma fantasma loira ao estilo de Gisele Bündchen?! Quem não gostaria de ser assombrado por loiras como Denise Richards, Britney Spears e Avril Lavigne?! Pensando bem há de se começar a ir a noite naquele local assombrado para verificar os atributos físicos da fantasma da figueira, não é verdade?!



Ainda bem que é uma “fantasma”, do sexo feminino. Bem eu acho né?! Vai que é um fantasma traveco?! Putz!!!  Se for estamos ferrados!...Assustador!



Buuuuuuuuuu!!!......



Nilton Flávio Ribeiro.






FLERTANDO COM O TERRORISMO.

Flertando com o terrorismo.

Nos anos de chumbo, quando os coturnos dos militares pisavam o Palácio da Alvorada, lembro-me que havia uma luta incessante para se restaurar as liberdades democráticas, perdida após a edição do AI-5. Políticos da oposição, estudantes e principalmente a OAB, lutava para este propósito, muitas das vezes reprimidos com violência pelo Governo dos Generais.

Era uma “Ditadura de Direita” como acusava os opositores do regime em seus protestos e nos censurados discursos, muitos deles feitos clandestinamente para fugir da repressão.

Hoje combate-se para não se restabelecer novamente a ditadura, e desta vez de esquerda, como querem os radicais do PT atrelados ao Lulla e a Dillma. Eles não irão desistir em tentar impor seu sistema de controle da democracia e este é meu medo. O passado de Dillma denuncia o que ela pretende para o país.

Em um Congresso de maioria governista, (para não dizer de mensaleiros) eles conseguirão emplacar suas leis restritivas e quando acordarmos estaremos com os grilhões encerrados em nossos punhos e com uma negra mordaça em nossas bocas.

A imprensa livre de hoje calada e atrelada aos grandes contratos publicitários, será a mais atingida, pois, se o PT conseguir o seu intento tenho certeza que teremos neste país somente um órgão de imprensa e pode ser um ente estatal com os propósitos de somente publicar as ações governamentais. Mas não será somente isto, o direito à propriedade será relegado ao esquecimento, para favorecer os interesses do MST como outros direitos individuais conquistados com advento da nossa Constituição.

Há algum tempo atrás (26/03/2010), fiz uma opinião intitulada “Como são mal educados estes petistas”, onde critiquei a postura dos sindicalistas (atrelados ao PT) de São Paulo, que acompanhavam o então Governador José Serra, com o propósito de hostilizá-lo. Lembro que encerrei a matéria dizendo para não que estranhassem se o PCC começasse com suas ações criminosas em São Paulo, com o propósito de embaraçar a campanha de José Serra e de Geraldo Alkimim. Bingo!!! Não deu outra!

O Site da Revista Veja, publicou que o Governo de São Paulo está em alerta para evitar uma onda de atentados do Primeiro Comando da Capital (PCC), e que na madrugada deste domingo (01/08/2010) o quartel da Rota, havia sido alvejado por tiros disparados de um carro com dois ocupantes, sendo que um deles fora morto pela polícia quando tentava atirar contra o quartel um coquetel “molotov”.

Apesar de o Governo Paulista descartar que os ataques sejam orquestrados pela organização garantiu que as forças de segurança estariam em alerta. Tudo bem governador, só que é de estranhar que é só aproximar as eleições comecem os atentados contra a Polícia de um Estado tradicionalmente contra os anseios petistas. É muita coincidência.

Ah!!! Tem mais, este ano os detentos irão exercer seus “direitos” de voto. Pode!?!

Nilton Flávio Ribeiro (niltonflavioribeiro.blogspot.com).