Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Porto dos Gaúchos, cidade sem rumo.

Pois é, hoje andando pela nossa sofrida e definhada cidadezinha de Porto dos Gaúchos, deparei como realmente é crítica nossa situação no cenário Político e Social Matogrossense.

Vi muitas casas com placas “vende-se”, e algumas até abandonadas, por falta de demanda imobiliária.

Pude até constatar em um dos bairros, um veículo de transportes de mudanças encostado e carregando móveis e utensílios domésticos em uma residência, decerto cidadãos se mudando para outros municípios mais afortunados do que o nosso, em busca de emprego e renda, itens este tão escasso de um tempo para cá.

Encontrei um empresário daqui, que tinha um Posto de Molas na saída da cidade, e perguntei-lhe se estava em férias coletiva, ele me respondeu, que havia fechado seu estabelecimento para se instalar no município vizinho, onde já alugara um local para seu estabelecimento comercial. Menos aproximadamente uns três a quatros empregos acredito eu.

Como sempre andei pela avenida central e pude constatar uma monotonia no comércio varejista, que sem perspectiva deixa de investir e simplesmente aguarda o tempo passar.

O ostracismo de outrora, parece que retornou em nossa urbe que sem rumo aguarda seu tempo, perdida no dinamismo da economia global. A opção pela miséria que nossa classe política local adotou começou somar resultado.

Continuando minha volta pela cidade passei em frente de um estabelecimento comercial, onde avistei máquinas e equipamentos para o beneficiamento de madeiras, parei e dirigi-me a dona do aludido estabelecimento perguntando para que seriam aqueles equipamentos, e ela respondendo-me que seria para montar uma marcenaria especializada na fabricação de troncos de contenção de bovinos. Imediatamente perguntei se algum político local, ou alguém ligado à administração pública havia passado por ali para pelo menos tomar conhecimento da intenção do empresário em se estabelecer em nossa cidade. A resposta foi negativa e desanimadora, os políticos locais não estão preocupados com empresas que desejam se estabelecer em Porto dos Gaúchos, foi à conclusão que tirei.

Encostei meu veículo em uma lanchonete local, para tomar um chopezinho aproveitando o horário de verão, coincidentemente era hora dos universitários da Unic, começarem a chegar para as aulas. Constatei que os universitários que ali chegavam eram dos municípios vizinhos, muito pouco deles eram de Porto dos Gaúchos.

Cheguei a triste conclusão, que nossa cidadezinha está completamente sem rumo. Os nossos políticos que atualmente ocupam um cargo eletivo, simplesmente aguardam o final do mês para meter a mão nos seus vencimentos e depois se acomodam como de costume.

Atordoado e desanimado com os rumos deste tradicional município, retornei para o aconchego de minha casa lembrei-me das promessas de campanha dos políticos, quanto à criação de empregos. Concluí então quão falaciosas são estas promessas.

Será que haverá ainda forças para reagir...Olhei para a rua, e constatei a resposta a minha indagação. Silêncio... Quieta e deserta.



NILTON FLÁVIO RIBEIRO (niltonflavioribeiro.blogspot.com) 18/02/2010.









segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mensalão & Mensaleiros.



A Justiça mandou guardar o Governador do Distrito Federal preventivamente pelo escândalo denominado “mensalão do DEM”. Alguns dos míopes petistas estão delirando com a prisão, e claro, usando isto para alavancar a candidatura da Dilma.



Como se o mensalão fosse criação do DEM. como se o PT nunca houvesse participado deste odioso esquema de corrupção. Quem não se lembra do mensalão do Congresso, que era comandado pelo José Dirceu e Delúbio Soares, na distribuição de malas de dinheiro com o intuito de comprar apoio dos Parlamentares para o Governo Petista!!! Não faz muito tempo! Pergunto alguém foi preso por isto?! O PT conseguiu muito bem a abafar a coisa para que não chegasse ao Palácio do Planalto, pois se chegasse e se realmente houvesse Justiça neste País, quem deveria estar preso e recepcionando o Arruda em sua estadia seria no filho do Brasil.



As raras vezes que sou surpreendido pelos discursos de Lula no horário nobre da televisão, por ocasião dos teles Jornais, ( pois ao contrário mudo de canal só para não ver a Cara de Pau dele e seu riso sarcástico rindo de todos nós), fico a imaginar como é acentuada e imperante a hipocrisia dos nossos políticos.



Lula agora discursa para imprensa como defensor da moralidade pública, querendo demonstrar para os menos desavisados e os míopes de sempre, que ele é inimigo dos corruptos. E ainda existem alguns que acreditam nesta mentira.



O filho do Brasil convive trocando afagos e declarações de amor e companheirismo com Fernando Collor, Renan Calheiros e Romero Jucá, e promoveu José Sarney a homem intocável no Senado, mesmo diante das provas da existência da prática de improbidade administrativa. Conclamou os aloprados petistas a votarem a favor dos corruptos para que estes não fossem cassados.



E agora vem frente às câmeras falar que está indignado com a corrupção e com os corruptos, e os repórteres (salvo raras exceções) se calam, perdem a oportunidade desmascarar o embuste que se intitulou o filho do Brasil.



Esta na hora de tirarmos as escamas colocadas nos olhos da massa para que estas não enxergassem quem realmente é aquele que se intitula o filho do Brasil. Que tudo foi criado como um rótulo para vender uma falsa imagem de um homem honrado e defensor probidade. Desde que Lula e seus aloprados se alojaram no Itamarati, agem como defensores da amoralidade, da mentira, da corrupção para lá continuarem a residir e espoliar os cofres públicos como estão fazendo desde então.



De mãos dada com Sarney, Collor, Delúbio, José Dirceu, Renan, Romero e companhia, Lula agora se empenha e eleger a sua sucessora Dilma. E de lhes bolsa família e cestas básicas.



Chega de cinismo! Chega de Mensaleiros! Chega de enganação!



NILTON FLÁVIO RIBEIRO (niltonflavioribeiro.blogspot.com) 14/02/2010


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Humor da terra. (foi assim que me contaram)

Podem falarem o que quiser de nossa cidadezinha. Pode falar que aqui não vai prá frente mesmo, que cresce igual rabo de égua! Pode falar que ela se desenvolve a passos de tartaruga e até que anda que nem caranguejos, nós já estamos acostumados a tudo isto. Rsss..

Morar aqui também tem suas vantagens. Aqui ganhamos pouco mas divertimos muito. Divertimos das piadas que contamos de nós mesmo e das palhaçadas que se envolvem nossa classe política local. Põe divertido nisto!! Já escutaram os discursos proferidos por alguns dos nossos políticos locais!?! Como diria os Jovens dos idos tempos de minha juventude... ”O maior sarro!..”

No final do ano sempre tem aquele joguinho entre “maricotas & mariposas” onde os ”machões” se travestem de “bichonas” (pois uma mulher nunca se vestiria daquela forma) e soltam a franga entre plumas, purpurinas e paetês. Quem já viu achou muito divertido, alguns integrantes até foram convidados a participarem da passeata gay!. Queriam até arrumar um ônibus para levarem os integrantes das “maricotas” e “mariposas” para uma cidade vizinha participarem de uma festa GLS. E quase que eles foram!.. Imaginem os nossos “machões” nos representando naquela empolgada festa!?! Não seria divertido?...rsss!..

Aqui em nossa cidadezinha, até uma pelada de final de semana serve para nos alegrar, ainda mais quando os jogadores participantes nos dão motivos e momentos hilariantes. Deveria de haver uma câmera oculta filmando estes alegres momentos, não somente dos jogadores como também da participativa torcida local. Rsss!...

Neste domingo perdi uma grande oportunidade de me divertir, pois não fui ao estádio assistir um clássico, onde os participantes já entraram em campo reclamando de dores lombares, reumatismo, hemorróida e outras “coisitas mas” da idade avançada. Ahahaha!... Coisa de “veio” mesmo!!!

Não fui ao estádio, mas somente pelo que me contaram já rachei o bico de rir. Fiquei a imaginar todos aqueles “atletas”, entrando em campo tralhados e de peito inchado de orgulho (Na maior máscara mesmo). Quando marcharam para dentro do gramado, o cheiro de “gelol” e éter impregnaram toda a arquibancada, pois somente assim deveriam conseguir correr atrás da pelota.

Começa a pelada, um chute e a torcida na arquibancada, quase vem a baixo de tanto rir. Imaginem o divertimento do torcedor naquela tarde de domingo. Primeiro vendo o nosso amigão desengonçado como um frango destroncado dando aquele capote na grande área e conseguindo um pênalti (mesmo que depois tenha saído de maca! Rsss...), para em seguida ver aquele outro nosso amigo (baixinho e metido como um garnisé! Rsss!.. a "situação" deve ter se deliciado.), caminhando em direção a marca para cobrar a penalidade máxima. Agora imagine a torcida na arquibancada, gritando para ele...”deixa fulano bater!” ...”não bate, deixa para fulano!” E o nosso amigo lá, de peito empinado pronto para conseguir a sua maior proeza do jogo, ou seja o gol.

Toma distância e corre arfante em direção a pelota chutando-a com as forças que ainda lhe resta (não adianta a perna já não ajuda mais) e a bola de tão vagarosa que sai vai se enroscando no gramado para parar nos braços do goleiro adversário. E a torcida!?! Huááá!! Ahahahahah!...Kkkkk!.. Quase caem da arquibancada de tanto rir. E os comentários depois?!...Imaginem os comentários que eram ouvidos vindo daquela alegre torcida. (nem vou repetir para ele não ficar brabo)

E o mais triste de tudo isto que eu perdi a festa!!.. Valeu meus amigos! Continuem assim dando divertimento para o nosso tão sofrido e esquecido povo portogauchense. AHAHAHAHAHAHAHAHA!!!.... E dá-lhes “gelol”! Como diriam no passado, “não jogam nada e querem massagem!..”

NILTON FLÁVIO RIBEIRO (10/02/2010)




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ferrovias, um sonho que pode virar realidade.

Conforme matéria veiculada no Jornal A Gazeta, “os gastos com óleo diesel representam cerca de 60% do custo total para o transporte de cargas em Mato Grosso, o que vai refletir no aumento do frete este ano. O estado tem o quarto preço mais elevado do país neste combustível, atingindo R$ 2,22 o litro, de acordo com o levantamento mais recente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O produto é o mais consumido no território estadual, com 66,2% de representatividade, totalizando 1,743 bilhão de litros, nos primeiros 11 meses de 2009.”

 
O mais preocupante de tudo isto, que em um Estado como o nosso, com imensa extensão territorial e ainda carente de infra estrutura, ou melhor, explicando de estradas pavimentadas, existe uma ferrovia que foi abandonada pelo governo petista. Quem ainda sem lembra da Ferronorte, sabe que ela chegou ao Mato Grosso no município de Alto Taguarí (ainda no governo de FHC) e de lá para cá simplesmente fora esquecida.

Ferronorte, ou Ferrovia Norte Brasil, foi uma empresa ferroviária criada pelo empresário Olacyr Francisco de Moraes, com o propósito de ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), passando por Cuiabá (MT), e interligando-se a FEPASA em Santa Fé do Sul (SP) e a partir desta atingindo o porto de Santos. A ferrovia é uma concessão federal, por 90 anos, inicialmente concedida para a empresa privada Ferronorte S.A.

Não existem dúvidas quanto à necessidade de se prosseguir com as obras de expansão dos trilhos da Ferronorte, Ligando o Município de Rondonópolis, Cuiabá e quem sabe no futuro um ramal para o norte matogrossense.

O simples fato de amenizar o trânsito de veículos pesados na já deteriorada malha rodoviária estadual, nela incluindo evidentemente as rodovias federais, acrescentaria consideráveis lucros para o produtor matogrossense.

Não se pode negar que o transporte ferroviário é a melhor forma de evacuar a expressiva produção de grãos deste Estado, além de ser um meio de transporte seguro e barato, frente ao preço do frete no transporte rodoviário.

Segundo a planilha da “Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso (ATC-MT), o consumo de óleo diesel representa R$ 0,90 a cada R$ 2,32 gastos por quilometro rodado no transporte de cargas feito no Estado, considerando o uso de um bitrem graneleiro com 45% vazio e 55% carregado. Entre os itens que compõem a tabela, os gastos com manutenção (R$ 0,31), com motoristas (R$ 0,29) e com impostos (R$ 0,24), representam cerca de 36% do custo total estimado pela ATC. Além disso, se contar com a depreciação do veículo, que adiciona R$ 0,15 ao custo, o valor do transporte chega a R$ 2,47 por km rodado em Mato Grosso”.

Quem já tentou produzir grãos neste nortão sabe quanto custa à tonelada de adubo ou de calcário, quando se acrescenta no cálculo final o frete. O produto final torna-se muito caro e desproporcional frente aqueles demais produtores que estão localizados próximos aos grandes centros consumidores e aos portos de exportações. Não há como concorrer.

Segundo a história a idéia da construção de uma ferrovia interligando o Centro-Oeste ao Sudeste do País foi proposta por Euclides da Cunha em 1901. O país chegou a possuir 34.207 km, porém crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.

A implantação das primeiras ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira segura e econômica) aos crescentes centros urbanos e portos do país toda a produção agrícola e de minério produzida principalmente no interior brasileiro.

O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando à integração do território nacional através desse meio de transporte ora encampando companhias privadas falidas para impedir o colapso econômico de regiões dependentes desse meio de transporte.

Em 1975, Vicente Vuolo, deputado federal pelo Mato Grosso, apresentou Projeto de Lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação entre o estado de São Paulo e Cuiabá. O traçado da nova ferrovia partiria de Rubinéia (SP), passando por Aparecida do Taboado (MT), Rondonópolis (MT) e atingiria Cuiabá (MT), conforme a Lei 6.346 de 6 de julho de 1976.

Está na hora de voltar a discutir novamente o transporte ferroviário em nosso Mato Grosso, como sonhou no passado Euclides da Cunha e o Deputado Vuolo. Sem contar o fato de como deverá ser gostoso em ouvir o apito das locomotivas ecoando ao longe na vastidão deste imenso solo matogrossense.

Podem ter certeza que se o programa ferroviário vier a ser resgatado em Mato Grosso, iremos liderar a produção agrícola de grãos por muito tempo, fora o fato de tornar nossas estradas mais seguras com um fluxo menor de caminhões e bitrens que quase sempre estão envolvidos em acidentes devido aos longos trechos de percursos que os motoristas são submetidos.

Nilton Flávio Ribeiro (niltonflavioribeiro.blogspot.com) 08/02/2010.